Em 2017, a Noruega propôs que 100% dos carros vendidos em 2025 fossem elétricos; agora estão prestes a conseguir
Noruega estabeleceu em 2017 meta de que 100% dos carros vendidos até 2025 deveriam ser elétricos ou híbridos plug-in É o país com a maior participação de mercado do mundo em termos de veículos elétricos
Em 2017, a Noruega estabeleceu uma meta ambiciosa: todas as vendas de carros até 2025 seriam elétricos ou de emissão zero. Sim, até o final deste ano, 100% das vendas de carros na Noruega devem ser carros elétricos e híbridos plug-in se os desejos projetados há quase uma década forem realizados.
Ainda não está claro se todos os carros vendidos este ano na Noruega serão totalmente elétricos, mas já é evidente que o país pode se orgulhar de ser o primeiro e o que melhor cumpriu seus planos em relação aos objetivos climáticos na mobilidade.
Nove em cada 10 carros
"A Noruega será o primeiro país do mundo a praticamente varrer os carros a gasolina e a diesel do mercado de novos." As palavras são de Christina Bu, porta-voz da associação norueguesa de veículos elétricos, em conversa com a Reuters.
Considerando o progresso que o carro elétrico experimentou no país, é difícil pensar que não está consolidado. Em 2024, 88,9% dos carros novos vendidos no país nórdico eram elétricos. Um ano espetacular para o carro elétrico, que continuou avançando, apesar de em 2023 já registrar uma participação de mercado espetacular, com 82,4%.
Os dados são resultado de um ano espetacular nas vendas de carros na Noruega. De fato, já em novembro a participação de mercado ultrapassou a barreira dos 90%. No período, 93,6% dos carros vendidos no país eram totalmente elétricos.
Segundo dados da Opplysningsrådet for Veitrafikken (OFV), a associação norueguesa responsável pelo transporte rodoviário, ...
Matérias relacionadas