Em meio ao nervosismo sobre corte de cabos submarinos, China apresenta arma definitiva: um radial com esteroides
Pesquisadores chineses acabaram de detalhar uma nova ferramenta que pode ser usada para cortar cabos submarinos em profundidades de até 4 mil metros É para uso civil, mas as possibilidades militares são abrangentes
Os cabos submarinos são um dos elementos mais importantes hoje. Não compõe apenas uma enorme infraestrutura que organizações e empresas continuam a desenvolver - com projetos tão ambiciosos quanto o cabo Meta que dará mais de uma volta na Terra - mas eles se tornaram ponto de atenção graças à guerra na Ucrânia e às manobras no Mar da China Meridional. Neste cenário, alguns cabos cortados desencadearam o medo da interrupção do sinal de internet e tudo o que isso implica.
Esses cabos são protegidos, mas podem ser danificados por barcos e outros fatores. Agora, a China revelou um dispositivo projetado com uma tarefa em mente: cortar os cabos submarinos. É a primeira vez que alguém anuncia que tem uma ferramenta capaz de interromper as redes.
A importância dos cabos
Há mais de 1,4 bilhão de metros de cabos submarinos conectando todos os países e alguns milhares de quilômetros a mais planejados, sendo que a grande maioria das comunicações em alguns países depende desses cabos. 95% deles no caso da Austrália, por exemplo, e estima-se que 95% dos dados manipulados pela população dos EUA e 75% pela população chinesa também dependem deles. Eles são vitais para a internet e tudo o que isso implica, como streaming, inteligência artificial ou servidores, e este ano se tornaram protagonistas em cenários de guerra.
Países em conflito perceberam que podem causar grandes danos cortando esses cabos por navios ou por meio de técnicas mais sofisticadas, como ataques sonoros. Às vezes são ...
Matérias relacionadas
Quando 'Filhos dos Homens' é um documentário: a fertilidade também está afundando nos países pobres
50 anos de pesquisa sobre depressão revelam um fato surpreendente: não melhoramos nada