Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Em menos de 24h, 155 mil pessoas já utilizam app de segurança do governo

Ao todo, já foram registrados 735 alertas de usuários sobre perda, roubo ou furto de celulares

20 dez 2023 - 15h03
Compartilhar
Exibir comentários
Aplicativo já teve mais de 150 mil adesões
Aplicativo já teve mais de 150 mil adesões
Foto: fdr

O aplicativo de segurança para smartphones lançado pelo Governo Federal foi recebido pela população. Em menos de 24 horas, mais de 100 mil pessoas já aderiram ao "Celular Seguro", que promete transformar os celulares roubados em "um pedaço de metal inútil", como explicou o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli.

Ao todo, já foram registrados 735 alertas de usuários sobre perda, roubo ou furto de celulares.

Para garantir a eficácia do progralma, o Ministério da Justiça fechou acordos com bancos e operadoras de telefonia para bloquear o conteúdo dos celulares roubados assim que receberem o alerta.

Com apenas um clique, a vítima poderá enviar um aviso simultaneamente para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), bancos, operadoras de telefonia e demais ferramentas, facilitando o bloqueio do acesso aos criminosos.

Sistema de proteção

Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, explicou que caso alguém seja roubado, basta acionar o sistema por um computador e a operadora telefônica e os bancos serão notificados instantaneamente, bloqueando qualquer acesso ao celular roubado.

A medida é  uma importante ferramenta no combate aos crimes envolvendo celulares, já que impede que os ladrões tenham acesso aos dados pessoais dos usuários, como senhas de bancos e aplicativos de pagamento, por exemplo.

Além disso, o bloqueio rápido do aparelho faz com que ele perca completamente a funcionalidade, tornando-o inútil para venda ou uso pelos bandidos.

Outra vantagem do aplicativo, que já foi aderida por 155 mil pessoas até às 8h desta quarta-feira (20), é a parceria firmada com as operadoras de telefonia, que permite também o bloqueio do IMEI do aparelho roubado.

O IMEI é um código único de identificação do celular, e com o bloqueio dele, o aparelho se torna praticamente inutilizável, mesmo que o chip seja trocado.

Como usar

O passo a passo para usar o aplicativo "Celular Seguro" é o seguinte:

  • Faça o cadastro no sistema gov.br.
  • Baixe o aplicativo "Celular Seguro" na App Store ou Google Play.
  • Abra o aplicativo e faça o login com o CPF e a senha do sistema gov.br.
  • Adicione pessoas de confiança. Para isso, informe o nome completo, o CPF, o telefone e o e-mail do contato.
  • Para bloquear o aparelho, clique no botão de emergência.
Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade