Empresa de fundador da Amazon supera Elon Musk na exploração de Marte
Elon Musk, fundador da SpaceX, chegou a chamar Jeff Bezos de "diletante" no setor
A Nasa agendou o lançamento de uma missão para Marte em até um ano, conforme anunciado por Bradley Smith, diretor do Escritório de Serviços de Lançamento da agência, em uma reunião no início da semana.
O projeto envolve dois pequenos satélites destinados a estudar o planeta vermelho e será lançado pela Blue Origin, empresa de Jeff Bezos, conhecido fundador da Amazon.
A escolha da Blue Origin para esta missão é significativa, especialmente considerando a rivalidade no campo da exploração espacial. Elon Musk, fundador da SpaceX, chegou a chamar Bezos de "diletante" no setor.
Musk considera 2026 como o primeiro ano em que a SpaceX lançará uma missão não tripulada a Marte.
Em maio, a Nasa havia anunciado a escolha da Blue Origin para desenvolver seu lander lunar para a missão Artemis V, que vai levar quatro astronautas à órbita da Lua, com lançamento programado para acontecer 2029.
O valor do contrato para a missão de Marte é de cerca de 20 milhões de dólares, e faz parte de um esforço para compreender melhor a interação entre o vento solar e a magnetosfera de Marte.
A posição exata do lançamento da missão na sequência de voos do New Glenn, o foguete da Blue Origin, ainda não foi divulgada. Entretanto, a expectativa é que seja uma das primeiras missões a serem lançadas por este novo foguete.
A missão é classificada pela NASA como de "classe D", o que significa que ela está preparada para assumir riscos mais elevados em troca de avanços científicos potencialmente maiores.
Smith observou que a missão "muito provavelmente será o primeiro lançamento de New Glenn", que ele mais tarde disse ser "um pouco mais arriscado" do que um foguete testado e comprovado.
“Como compensação por assumir um pouco mais de risco em um foguete não comprovado, seus resultados são um pouco diferentes e sua confiança em fazer uma ligação para seu cliente sobre quando você está pronto para voar diminui um pouco", disse.
Ele também apontou "algum risco de cronograma associado à chegada de New Glenn ao bloco daqui a um ano".
Se o New Glenn for lançado com sucesso, levará cerca de 11 meses para chegar a Marte depois de deixar a órbita da Terra.