Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Empresa planeja sensor para dentes que pode analisar nosso cuspe

Sensor de diagnóstico salivar é pequeno o suficiente para ser colado a um dente molar

14 mar 2023 - 10h46
Compartilhar
Exibir comentários
xG27, chipset novo da Silicon Labs que pode ser usado para vestíveis de saúde
xG27, chipset novo da Silicon Labs que pode ser usado para vestíveis de saúde
Foto: Divulgação / Silicon Labs

O lançamento da xG27, um novo conjunto de chips da Silicon Labs, promete dar um salto no segmento de vestíveis (wearables) de saúde. Segundo o portal The Verge, a empresa diz que o produto será tão eficaz que permitirá inovações como um leitor de saliva montado em um dente.

E é o que de fato está acontecendo. A fabricante de eletrônicos médicos Lura Health diz que está usando um desses chipsets para seu "sensor de diagnóstico salivar". É pequeno o suficiente para ser colado a um dente molar. Ou colocado dentro do que chamam de "retentor inteligente", um tipo de pequeno objeto colado ao dente, mas removível.

Na teoria, o miniaparelho permitiria que dentistas e outros médicos testem mais de 1.000 condições de saúde do paciente.

A Lura Health diz ter finalizado os ensaios clínicos para o sensor com a UConn Orthodontics e se prepara para encarar o processo regulatório da FDA, a agência regulatória de produtos de saúde dos EUA. Se aprovada, o "sensor de cuspe" pode ser lancado no país de 12 a 18 meses.

A família xG27 contará com dois modelos: o BG27 e o MG27. Ambos têm como "cérebro" o processador ARM Cortex M33, mas o BG27 conta com Bluetooth, enquanto o MG27 suporta Zigbee e outros protocolos de transmissão de dados sem fio.

Sobre o tamanho, eles vão de 2 mm² a 5 mm², o que equivaleria à largura da ponta de um lápis nº 2 até a largura do próprio lápis. Sam Ponedal, porta-voz da Silicon Labs, disse ao The Verge que o primeiro caso não é o menor chip Bluetooth do mundo apenas por "frações de milímetro".

A fabricante dos chips diz que eles podem ser usados em outras aplicações como adesivos médicos, monitores contínuos de glicose e eletrocardiogramas vestíveis, operando em até 0,8 volts.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade