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Empresa vai filtrar hostilidade de clientes em atendimentos via SAC com IA; entenda

Novo recurso está em processo de desenvolvimento e deve passar a ser comercializado até 2026

20 jun 2024 - 11h56
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Logotipo da SoftBank Group Corp é exibido na conferência SoftBank World 2017 em Tóquio
20/07/2017
REUTERS/Issei Kato
Logotipo da SoftBank Group Corp é exibido na conferência SoftBank World 2017 em Tóquio 20/07/2017 REUTERS/Issei Kato
Foto: Reuters

O SoftBank, empresa de comunicação e internet do Japão, vai usar inteligência artificial (IA) para suavizar o tom de voz de clientes que ligam para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), em tempo real.

O objetivo do recurso é diminuir o estresse dos atendentes e garantir o bem-estar psicológico dos funcionários.

A empresa nomeou a ferramenta de SoftVoice e é descrita como um "cancelamento de emoções". A solução está em fase de pesquisa e desenvolvimento. De acordo com a companhia, a introdução comercial do SoftVoice deve ocorrer até março de 2026.

Um instituto de pesquisa de inteligência artificial, o Institute for AI and Beyond, estabelecido pela Universidade de Tóquio com a SoftBank e outras empresas, também faz parte do projeto.

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"Estamos trabalhando no desenvolvimento de uma solução que pode converter a voz do cliente em um tom de conversa calmo e entregá-la aos nossos funcionários usando reconhecimento de emoções realizado por IA e tecnologia de processamento de voz", disse a companhia, em nota.

Em um artigo do The Asahi Shimbun, portal japonês, os pesquisadores Toshiyuki Nakatani, Toshio Imamura e Shuhei Takahara usaram uma base de dados com 10 mil tipos de diálogos, falados por 10 atores japoneses, com diferentes expressões. Dessa forma, o algoritmo consegue entender tons acusatórios, gritos e xingamentos, para criar um padrão de reconhecimento.

Assim, a IA consegue identificar em tempo real se o consumidor do outro lado da linha está se comunicando de forma hostil ou agressiva. 

A SoftBank avisa que o conteúdo da fala em si não é alterado e que também será possível identificar um "tom" de agressividade mesmo após o filtro da SoftVoice, de forma que o atendente consiga entender que o cliente está irritado.

Fonte: Redação Byte
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