Enquete Black Friday: eletrônicos e eletrodomésticos são itens mais procurados pelos consumidores
Samsung, Motorola e Xiaomi são as marcas mais buscadas pelos consumidores que pretendem comprar celulares na data
Uma enquete do Terra sobre Black Friday, que este ano acontece no dia 29 de novembro, recebeu respostas de 149 mil pessoas e a maioria (46%) afirma que eletrônicos e eletrodomésticos são os principais itens que pretendem comprar na data.
Em seguida, separado da categoria eletrônicos, está a busca por celulares, com 19% do público dizendo que vai aproveitar a Black Friday para comprar um novo aparelho.
Dentre as marcas de celulares mais procurados pelos consumidores na Black Friday estão: Samsung (44%), Motorola (26%), Xiaomi (16%), Apple (8%) e LG (7%).
Depois de celulares, o que os consumidores mais buscam comprar na data são itens de moda e acessórios (7%), alimentos e bebidas (7%), pets (7%), serviços (3%), artigos para a casa (3%), infantil (3%), maquiagem e cosméticos (3%), saúde (3%), material esportivo (1%) e turismo e viagem (1%).
Principais plataformas de compras
Shopee (44%), Amazon (10%), Magazine Luiza (10%) e Mercado Livre (9%) são os e-commerces preferidos para as compras durante a Black Friday, segundo a enquete.
Entre os que optam por lojas físicas, o principal fator de decisão é evitar golpes online (56%) e ter a possibilidade de levar o produto imediatamente para casa (10%).
O fator decisivo para a escolha de compras é, sem dúvida, a promoção, com 80% dos entrevistados afirmando que esse é o principal motivador. Além disso, a pesquisa destaca a importância da credibilidade das lojas, já que 74% dos consumidores costumam pesquisar a reputação dos sites antes de realizar uma compra.
A avaliação de produtos também é um aspecto relevante, com 77% dos respondentes afirmando que consultam as opiniões de outros consumidores antes de decidir.
Gastos e formas de pagamento
As formas de pagamento mais citadas na enquete incluem dinheiro (41%) e PIX (37%), com 13% optando pelo cartão de crédito.
Quanto ao valor que planejam gastar, 34% pretendem desembolsar até R$ 100, enquanto 19% preveem gastos entre R$ 200 e R$ 299, 18% disseram que vão gastar entre R$ 500 e R$ 999 e 16% dos participantes da enquete pretendem gastar entre R$ 1.000 e R$ 1.999. Por fim, 12% das pessoas pretendem gastar mais de R$ 2.000 na Black Friday 2024.
Do total de participantes, 52% são mulheres e 48% homens, sendo que as classes sociais mais representadas são a C (36%) e D (38%). Em relação à faixa etária, a maior parte dos respondentes da enquete tem entre 18 e 40 anos (66%), com uma concentração de 40% entre 18 e 30 anos.
Geograficamente, a maior parte dos participantes é da região Sudeste (52%), seguida pelo Norte (23%) e Nordeste (17%).