Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Entenda como é feita a borracha

Ela pode ser feita a partir do látex, que é a borracha natural. No caso da borracha sintética, tem como base o petróleo

6 nov 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
A borracha natural é unida a outros ingredientes e forma uma massa homogênea em sua produção
A borracha natural é unida a outros ingredientes e forma uma massa homogênea em sua produção
Foto: Steve Buissinne / Pixabay

A borracha é um material que está presente em uma série de objetos e funcionalidades do nosso dia a dia – na escola, na nossa casa, e em muitos aparelhos eletrônicos. O processo pelo qual ela é feita e chega até nossas mãos, no entanto, muitas vezes é desconhecido.

Ela pode ser feita a partir do látex (leite extraído da seringueira), que é a borracha natural. No caso da borracha sintética, tem como base o petróleo

O objetivo da produção de borracha sintética seria evitar a exploração das árvores, mas os produtores da borracha natural alegam que as árvores não precisam ser derrubadas e seguem absorvendo CO2 da atmosfera. O petróleo também é considerado uma matéria-prima não renovável, o que torna a questão mais complexa.

A produção da borracha natural 

No primeiro tipo de borracha, feito do látex, encontram-se compostos como o polímero poli-isopreno, enxofre e óleos. 

Para a produção dele, inicialmente a matéria-prima é pesada. Depois, passa por um tipo de “batedeira gigante”, chamada de Banbury ou misturador interno na indústria. 

Extração de látex das árvores é forma de produção da borracha natural
Extração de látex das árvores é forma de produção da borracha natural
Foto: Abhilash Jacob / Pixabay

A borracha natural é unida a outros ingredientes e forma uma massa homogênea, semelhante à massa de modelar – é assim que ela é moldada da forma ideal para o produto. 

Depois passa pela “vulcanização”: a mistura é colocada em prensas a altas temperaturas e pressão. Com esse processo, vai parecer muito com a borracha “de apagar” que conhecemos. Mas ainda precisará passar pelos processos de corte, polimento, carimbação e embalagem. 

A produção da borracha sintética 

Já o processo de feitura da borracha sintética é por meio da mistura de compostos químicos, como derivados de petróleo. O que define a composição do material é o processo de polimerização, que adiciona minerais, plastificantes, entre outros elementos.

Da mesma forma que as borrachas naturais, as sintéticas também passam pelo processo da vulcanização do material, e em seguida, seguem para o acabamento.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade