"Era líder mundial": Japão procura soluções para fazer frente ao carro elétrico chinês e já dá os primeiros passos
Os fabricantes de carros japoneses se reuniram para buscar soluções conjuntas. O país está imerso no carro híbrido, mas fora de suas fronteiras, a China os superou.
"A indústria automobilística do Japão foi uma vez líder mundial, mas a nova tecnologia e a instabilidade geopolítica enfraqueceram sua vantagem competitiva".
Essas palavras foram pronunciadas por representantes da Japan Automobile Manufacturers Association (JAMA) na última terça-feira e foram registradas por meios de comunicação como a Bloomberg.
Com elas, foi verbalizado o acordo ao qual os principais fabricantes de automóveis do país chegaram para trabalhar juntos a fim de responder ao crescimento chinês no mercado automobilístico. Um crescimento que já fez com que, em 2023, a China se consolidasse como o maior exportador de carros do mundo.
Até então, o Japão se destacava pela sua capacidade de exportar veículos para fora de suas fronteiras. Liderados pela Toyota e gigantes como Honda e Nissan (que agora buscam um acordo para fusão), a indústria automobilística japonesa se consolidou como uma das mais importantes do mundo.
Mas a falta de respostas frente ao carro elétrico está fazendo com que fiquem para trás.
Remando na mesma direção
A indústria japonesa não passa pelo seu melhor momento. Embora a Toyota continue sendo o maior fabricante de carros do mundo, a Honda e a Nissan estão sendo forçadas a buscar um acordo de fusão para salvar esta última.
A Nissan, que foi um gigante no país, teve que reduzir suas previsões de lucros em 70% e anunciar a demissão de 9.000 funcionários.
A associação, explicam na Bloomberg, está trabalhando para que os fabricantes japoneses...
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