Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Erupção solar causou apagão de rádio na Terra, diz site

De acordo com o Spaceweather.com, há o risco de acontecerem novas erupções, conforme a mancha solar se vira para a Terra

6 abr 2023 - 17h14
(atualizado às 17h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Erupção foi de classe M3, considerada de média intensidade
Erupção foi de classe M3, considerada de média intensidade
Foto: NOAA/SWPC Boulder

Uma erupção solar detectada pelo Observatório de Dinâmicas Solares (SDO) da Nasa gerou um apagão de rádio nesta nesta quinta-feira (6). A erupção foi de classe M3, considerada de média intensidade, e ocorreu no membro sudeste do Sol

O fenômeno aconteceu na madrugada desta quinta-feira (6) às 2h53 (pelo horário de Brasília) e causou um pequeno apagão de rádio de ondas curtas sobre o Oceano Índico, de acordo com o portal de meteorologia e climatologia espacial Spaceweather.com. 

“Há uma nova mancha solar girando sobre o lado sudeste do sol e acabou de produzir uma explosão solar de classe M3. A erupção em 6 de abril às 0553 UT causou um pequeno apagão de rádio de ondas curtas sobre o Oceano Índico”, reportou o site. 

De acordo com o Spaceweather.com, há o risco de acontecerem novas erupções, conforme a mancha solar se vira para a Terra.

“Mais erupções podem estar a caminho à medida que a mancha solar se volta para a Terra”. 

Níveis de uma erupção solar 

Explosões no Sol são classificadas com letras: A, B, C, M e X (da mais fraca para a mais forte). Embora X seja a última letra na classificação da intensidade das explosões solares, existe uma subclassificação para todas as letras, que vai de 1 a 9. Isso significa que uma explosão X9 é 10 vezes maior que um evento X1.

Até março de 2023, o Sol já havia produzido a mesma quantidade de explosões de alta intensidade registradas em todo o ano de 2022.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade