Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Escavações revelam sala azul misteriosa nas ruínas de Pompeia; veja vídeo

Cidade romana foi tomada por cinzas do Monte Vesúvio em 79 d.C.

7 jun 2024 - 10h14
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Arqueólogos descobriram sala azul relacionada com rituais pagãos em antiga cidade de Pompeia, Itália, protegida pela camada de cinzas e gases venenosos pela erupção do Monte Vesúvio.
As paredes apresentam figuras femininas
As paredes apresentam figuras femininas
Foto: Ministério da Cultura da Itália

Arqueólogos que escavam as cinzas que cobrem a antiga cidade de Pompeia, na Itália, descobriram uma sala pintada de azul brilhante, uma cor recentemente vista entre as ruínas da cidade romana.

A descoberta, publicada na revista Pompeii Scavi e-Journal, foi feita durante um projeto de escavação que já revelou 13 mil cômodos em 1.070 casas da cidade. 

Chamada de Sala 32, a região foi encontrada no segundo andar de uma casa e apresenta afrescos de figuras femininas que representam as quatro estações do ano, além de imagens relacionadas à agricultura e ao pastoreio.

Acredita-se que o espaço era utilizado para rituais pagãos e armazenamento de objetos sagrados, já que o cor azul era associado à destruição e à realeza na Roma Antiga.

A sala foi encontrada em bom estado de conservação, graças à camada de cinzas vulcânicas que cobriu Pompeia. 

Em 79 d.C., a cidade foi tragicamente soterrada pelas cinzas e gases venenosos pela erupção do Monte Vesúvio. O fenômeno, que durou cerca de 24 horas, pegou os habitantes de surpresa, causando a morte de milhares de pessoas e a destruição completa da metrópole.

As pinturas nas paredes ainda estão vivas e preservadas, o que permite aos pesquisadores estudá-las em mais detalhes.

Veja o vídeo:

Video
Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade