Espada dada como réplica é na verdade uma arma antiga de 3.000 anos
Artefato foi encontrado na década de 1930, na Hungria
Há pouco mais de 90 anos, na década de 1930, uma espada de bronze manchada foi retirada das margens do rio Danúbio, que atravessa Budapeste, na Hungria. Ela foi dada, na época, como arma húngara da Idade do Bronze, mas era considerada uma réplica, possivelmente feita na Era Medieval ou posteriormente.
O objeto estava em exposição no Field Museum, em Chicago, quando um arqueólogo húngaro visitante fez uma análise e disse que a espada era autêntica.
Posteriormente, um exame de raios-X permitiu que cientistas e funcionários do museu determinassem que o artefato não era um impostor - era um objeto genuíno da Idade do Bronze.
"Nós o trouxemos, ele olhou para a espada, e foram 20 segundos e ele disse: 'Não é uma réplica'", contou William Parkinson, curador de antropologia do Field Museum, a uma mídia estatal.
Especialistas acreditam que a antiga espada foi lançada nas águas do Danúbio em algum momento entre 1080 e 900 a.C. para fins ritualísticos, possivelmente para comemorar uma batalha ou a passagem de um ente querido, como era tradição comum entre outras culturas da Europa na época.
Agora o objeto foi instalado no Stanley Field Hall, em Chicago, antes da abertura em março e ficará exposto a visitação.