Está de ressaca? A ciência pode ajudar a acabar com sua dor de cabeça
Se você não melhorar, pelo menos vai ficar sabendo como o seu corpo reage ao álcool em excesso e pensar duas vezes na próxima festa
Ano Novo é época de confraternização. Aquele espumante à meia-noite com certeza não é a primeira bebida que o seu fígado teve de lidar no dia 31 de dezembro. Com o exagero, vem o famigerado dia 1º de janeiro. Dor de cabeça, enjoo, vontade de deitar e só levantar no próximo dia útil.
Quando procuramos na internet o que fazer para curar a ressaca, encontramos muita receita de vó e métodos mirabolantes para aliviar esse desconforto. Mas será que alguma fórmula tem embasamento científico?
O que é a ressaca?
O excesso de álcool no organismo provoca algumas reações parecidas com uma intoxicação. A primeira é a desidratação. O nosso fígado começa a trabalhar sobrecarregado para tentar eliminar o excesso de álcool do sangue. Um outro efeito também é a queda dos níveis de açúcar - ou hipoglicemia. Essa condição altera o nosso sistema nervoso.
Em média, o corpo de um homem de 70 quilos consegue eliminar por hora 15 gramas (20 ml) de álcool. Isso corresponde a um copo (340 ml) de cerveja, uma taça (170 ml) de vinho ou uma dose (45 ml) de destilado. Tudo o que for consumido além disso fica circulando pelo nosso sangue em forma de álcool e acetaldeído até conseguir ser metabolizado. É aí que sofremos.
Depois de todo esforço do nosso corpo para eliminar o álcool que ingerimos a mais, nos sentimos enjoados, com dor de cabeça e ficamos indispostos.
Segundo a ciência, estas dicas deixarão a sua ressaca de Réveillon um pouco mais confortável:
- Descanse no dia seguinte. Não foi fácil o seu corpo metabolizar a quantidade de álcool que você ingeriu. Dê um tempinho para ele;
- Beba muito líquido. O corpo fica muito desidratado tentando eliminar o etanol consumido. Prefira água, mas suco de frutas ou água de coco também podem ajudar;
- Um cafezinho no meio da ressaca cai bem. A cafeína ajuda a fechar os nossos vasos sanguíneos, aliviando a sensação de dor de cabeça da ressaca;
- Evite o uso de anti-inflatórios e paracetamol. Resista bravamente. Apesar de tentadores quando você está com dor, os anti-inflamatórios irritam a mucosa do estômago e o paracetamol pode dar toxicidade ao seu fígado.