Esta foto de formiga parece um cartaz de filme de terror
Eugenijus Kavaliauskas, participante do concurso da Nikon, ampliou formiga sob um microscópio e disse que “não há horrores na natureza”
Uma foto ampliada do rosto de uma formiga anda causando espanto nos internautas nos últimos dias por parecer um cartaz de um filme de terror. O registro de Eugenijus Kavaliauskas, participante do prêmio de Fotomicrografia Nikon Small World 2022, mostra a face de uma formiga ampliada cinco vezes sob um microscópio.
Apesar de impressionante, a foto não ranqueou entre as 20 melhores do concurso, mas ganhou o título “Imagem de Distinção”.
Ao site Insider, o fotógrafo disse que mora perto de uma floresta, o que facilitou o registro. "Estou sempre procurando detalhes, sombras e cantos invisíveis. O principal objetivo da fotografia é ser um descobridor", afirmou. "Sou fascinado pelas obras-primas do Criador e pela oportunidade de ver os desígnios de Deus."
Image from a horror movie? Nope. That’s the very real face of an ant.
An ant.
Now you have to think about that all night. pic.twitter.com/HOWLTlnfJ1
— Rebekah McKendry, PhD (@RebekahMcKendry) October 17, 2022
“Isso não é uma formiga. Está brincando?”, disse. “Eu tinha pena dessas coitadas. Agora, não tenho mais”, afirmou outro internauta.
I think you are wrong. pic.twitter.com/NRb6gWB5uB
— ⸸ 𝕯𝖔𝖔𝖒𝕸𝖊𝖙𝖆𝖑 𝕬𝖑𝖈𝖍𝖊𝖒𝖎𝖘𝖙 ⸸ (@TonyLastres) October 17, 2022
As estruturas vermelhas, que parecem ser os olhos da formiga, são na verdade a base de suas antenas. Seus olhos reais estão mais para trás, na lateral da cabeça do inseto. A diferença fica mais clara em um registro similar.
So the eyes are further back actually and the antennate joint just looks like that pic.twitter.com/YkAoYvdkMM
— T'nt'cleSpaceHorror (@AshokaTheBear) October 17, 2022
Para ver outras fotos impressionantes da natureza sob o microscópio, o leitor pode acessar a lista completa de participantes do concurso da Nikon aqui.
O primeiro lugar na competição foi conquistado pelos suecos Grigorii Timin e Michel Milinkovitch, que registraram uma pata de um embrião de lagartixa gigante de Madagascar.