Esta pode ser a última chance de ver chuva de meteoros em 2023; veja data
Observadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil poderão acompanhar o evento; Sudeste e Sul ficam de fora
A chuva de meteoros Úrsidas, a última do ano, atinge seu pico quase nas vésperas do Natal. Os observadores das estrelas pode ver cerca de 5 a 10 objetos por hora em condições ideais, entre os dias 22 e 23 de dezembro.
Os Ursidas são originários do cometa 8P/Tuttle, que deixa um rastro de detritos enquanto orbita o Sol.
Quando a Terra passa por esse campo de detritos, as minúsculas partículas colidem com nossa atmosfera, queimando e criando raios de luz que chamamos de meteoros.
Ao contrário de algumas chuvas de meteoros que parecem irradiar de um único ponto no céu, as Úrsidas parecem emanar da constelação da Ursa Menor.
Este ano, a Lua crescente e gibosa estará no céu durante as noites de pico dos meteoros Úrsidas.
No entanto, o pico será definido algumas horas antes do nascer do Sol, oferecendo uma breve janela para a visualização de meteoros sem a Lua.
Será visível?
Esses objetos serão mais vísiveis para os observadores do Hemisfério Norte. No entanto, a última chuva de meteoros do ano poderá ser vista do Brasil, mas em apenas algumas localidades, como São Paulo ou Rio de Janeiro.
Já em Goiás, Alagoas e Bahia, por exemplo, os observadores das estrelas poderão ver o evento.
A experiência pode ficar ainda melhor com ajuda de um telescópio ou de qualquer outro equipamento especial de observação para apreciar a chuva de meteoros na madrugada do dia 23. As informações são do site Time and Date.
Mas há algumas dicas podem ajudar a tornar a visibilidade melhor. Confira:
- Fuja das luzes da cidade: Encontre um local escuro, longe da poluição luminosa, para obter melhor visibilidade. Campos abertos, parques ou até mesmo o seu quintal podem ser boas opções;
- Traga paciência: Chuvas de meteoros são um pouco como caças ao tesouro. Você pode ver vários objetos em rápida sucessão ou pode ter que esperar um pouco entre eles. Relaxe, aproveite a observação das estrelas e mantenha os olhos abertos;
- Olhe para baixo, mas mire alto: Embora os meteoros pareçam irradiar da constelação Ursa Menor, eles podem cruzar qualquer parte do céu.