Estão pasmos com o ChatGPT, a IA que conversa
A ferramenta, que chegou a 1 milhão de usuários em apenas cinco dias, responde a perguntas, entende o contexto, cria qualquer tipo de texto e até escreve códigos de linguagem de programação
O ChatGPT é uma inteligência artificial otimizada para o diálogo.
Dito assim não parece grande coisa, mas as pessoas estão muito impressionadas. E com razão. "Vai substituir o Google", estão dizendo. E pode ser muito mais do que isso. Sério!
ChatGPT. É o que mais vamos falar nos próximos tempos
— Guga Chacra 💚 (@gugachacra) December 7, 2022
Eu liguei um Mac original em 1985 ou 86
Eu usei Mosaic lá por 1993 para navegar na tal www
Googlei pela primeira vez em 1999
Mas nenhuma dessas inovações me deixou tão impressionado quanto chatgpt.
Nada será como antes
— Leonardo Monasterio (@lmonasterio) December 4, 2022
@vitao.crypto Esse aplicativo pode REVOLUCIONAR a Internet 🚨🚨🚨 #criptomoedas #chatgpt #inteligenciaartificial #investimentos #lifehack #rendaextra #enem #estudante #bitcoin #crypto ♬ Halloween Theme Song - Ultimate Halloween Bash
Ele foi criado pela OpenAI, uma empresa de pesquisa de ciência da computação. Trata-se da mesma organização responsável pelo GPT (sobre o qual já falamos aqui), capaz de redigir um texto inteiro a partir de uma frase escrita pelo usuário.
O ChatGPT consegue fazer a mesma coisa, mas com a capacidade extra do diálogo, que faz muita diferença. Em fase de testes, ele pode ser usado gratuitamente por qualquer pessoa: é só criar uma conta.
Passei algumas horas brincando com ele nos últimos dias, sempre em português (sim, ele entende português!). Pedi para gerar receitas, poemas, letras de música, ideias de vídeo, textos jornalísticos, fábulas com moral da história... Os resultados, mesmo quando ruins ou bobos, são sempre interessantes.
Terceirizei a ele o título e a chamada para este post. Apesar de eu não ter aproveitado nenhuma das opções que ele deu, trata-se um bom exemplo da compreensão que o ChatGPT tem do contexto em uma conversa:
Desenvolvedores estão usando a ferramenta para otimizar e criar código.
Dica de diversão com o ChatGPT:
- cole um código seu e peça para ele explicar
- depois peça para ele achar um bug
- depois peça para ele implementar uma nova feature
Em todos os casos fui surpreendido.
— Juan Lopes (@juanplopes) December 3, 2022
Acabou pra gente, galera! KKKK
Falando sério, isso não oferece risco nenhum, o trabalho de dev não é só escrever funções isoladas e sem contexto de negócios.
Isso serve pra nos ajudar, não pra nos substituir. #chatgpt #Rust #graphql pic.twitter.com/qZWLgVv0OZ
— Giovanni Bassi 🇧🇷 (@giovannibassi) December 6, 2022
Já o economista Leonardo Monasterio perguntou se um carro pica e um Celta 2012, ambos a 80 km/h, ficam um ao lado do outro, e...
ChatGPT soluciona a questão. O Gustavo estava certo. pic.twitter.com/nFZEtcXVo4
— Leonardo Monasterio (@lmonasterio) December 6, 2022
Sobre futebol, a inteligência artificial parece estar mal informada (este texto está sendo escrito por um redator palmeirense absolutamente imparcial).
Esse tal de ChatGPT é bom hein… pic.twitter.com/icuAp1xOtu
— Fernando Ulrich (@fernandoulrich) December 6, 2022
Uma das limitações do ChatGPT é ter sido alimentado com informações de até 2021. A própria inteligência artificial conta isso naquela que provavelmente foi sua primeira entrevista para a televisão, na BBC (em inglês):
Em cinco dias, o ChatGPT chegou a 1 milhão de usuários, marca que o Facebook, por exemplo, demorou dez meses para atingir.
ChatGPT has crossed 1M+ users in just 5 days.
To compare, it took Netflix 41 months, FB - 10 months, and Instagram - 2.5 months.
But many haven't yet realized its full potential.
Here are the 10 mindblowing things you can do using it right now:
— Aleksandr Volodarsky 🇺🇦 (@volodarik) December 8, 2022
Como eu disse lá em cima, o ChatGPT pode ser usado gratuitamente nesta fase de testes. Vamos aproveitar enquanto ele não rouba o emprego de todos nós. Um abraço!