Estas bebidas tão comuns provavelmente estão deixando você mais careca
Pesquisadores chineses fizeram um estudo com mais de 1.000 homens; indivíduos que eram mais calvos bebiam mais refrigerante
Que bebidas como refrigerantes, energéticos e sucos artificiais podem fazer mal saúde, não é novidade. A má notícia para os homens é que pesquisadores chineses descobriram que essas substâncias podem estar ligadas até à calvície.
Cientistas da Universidade de Tsinghua, em Pequim (China), encontraram uma nova ligação entre o consumo exacerbado de bebidas açucaradas e a queda de cabelo. O artigo foi publicado na revista Nutrients.
Foram entrevistados 1.028 homens de forma anônima, com idades entre 18 e 45 anos, por toda a China. As perguntas mapeavam o consumo de bebidas adoçadas artificialmente, problemas de saúde diversos, consumo de álcool e cigarro, questões psicológicas e, por fim, problemas de queda de cabelo.
Os pesquisadores descobriram que os entrevistados com calvície bebiam, em média, 4,3 litros de refrigerante e outras bebidas similares por semana, enquanto participantes com cabelo consumiam, em média, 2,5 litros.
A equipe de cientistas afirmou que mais pesquisas serão necessárias para cravar uma relação de causa e consequência entre o consumo e a calvície. No entanto, a principal suspeita é que o consumo de bebidas açucaradas aumenta o nível de açúcar no sangue e pode até desencadear a diabetes, fatores que outros estudos já relacionaram à queda de cabelo.