Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estávamos desde 1950 tentando decifrar como seria a Antártida sem gelo: acabamos de descobrir

Acaba de ser publicado o Bedmap3, a terceira tentativa de retirar o gelo da Antártida para ver o leito rochoso

16 abr 2025 - 13h11
(atualizado às 22h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Sempre vimos a Terra da mesma forma: grandes massas de terra e os pólos contrastando com a cor branca. Faz sentido, pois o planeta está coberto por esse manto branco há dezenas de milhares de anos, mas o curioso é que, desde 1950, estamos tentando desvendar como seria a Antártida sem gelo.

E acabamos de descobrir, o que é uma visão curiosa e desoladora do que pode ser o futuro da Terra.

Décadas derretendo a Antártida

Cartografar a Antártida não é apenas uma questão de curiosidade. Também é crucial para prever a perda de gelo e a elevação do nível do mar. Isso é algo estudado desde 1950, mas, em 1996, chegou o momento culminante: a criação do consórcio BEDMAP.

Com apoio europeu, inúmeras medições e a tecnologia mais avançada da época, os pesquisadores estabeleceram a meta de criar um mapa completo da Antártida. Isso foi alcançado poucos anos depois, com o Bedmap1, publicado em 2001.

Foi ele que nos permitiu conhecer a elevação média da base rochosa da Antártida, a distribuição do gelo e seu volume. O Bedmap1 nos deu uma visão desse cenário com uma resolução de cinco quilômetros. Em 2013, surgiu o Bedmap2, para o qual foram usadas dez vezes mais medições do que no primeiro, com uma resolução superior.

Para a análise, os pesquisadores coletaram dados graças a aviões que sobrevoam a região, enviando pulsos de rádio que permitem medir tanto a espessura do gelo quanto o mais interessante: a profundidade do leito rochoso. Cruzando os dados desses radares, dados batimétricos, ...

Veja mais

Matérias relacionadas

A seca e o turismo massivo agravaram a escassez de água nas Ilhas Baleares; a solução: tirar o sal da água do mar

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade