Este exame de sangue pode ser capaz de achar 50 tipos de câncer
Médicos exaltam nova era para triagem de câncer; pesquisa teria mostrado a eficácia do teste de Galleri, da empresa Grail
Um exame de sangue que supostamente detecta mais de 50 tipos de câncer, mesmo sem sintomas claros apresentados, pode representar uma nova era para a detecção e triagem da doença. O chamado teste de Galleri, da empersa Grail, teria apresentado eficácia em ensaios clínicos.
Um estudo da própria Grail ofereceu o exame de sangue a mais de 6.600 adultos com 50 anos ou mais e detectou dezenas de novos casos da doença. Muitos cânceres estavam em estágio inicial e quase três quartos eram formas não rastreadas rotineiramente.
É a primeira vez que os resultados do teste Galleri, que procura o DNA do câncer no sangue, foram devolvidos aos pacientes e seus médicos, para orientar as investigações da doença e qualquer tratamento necessário.
- Simon Stevens, executivo-chefe da NHS, sistema de saúde pública da Inglaterra, descreveu em 2020 o exame de sangue como um potencial “divisor de águas”;
- O próximo passo do estudo é divulgar nos próximos meses os resultados de um grande teste envolvendo 165 mil pessoas;
- Os médicos esperam que o teste salve vidas ao detectar o câncer com antecedência suficiente para que a cirurgia e o tratamento sejam mais eficazes, mas a tecnologia ainda está em desenvolvimento.
“Acho que o que é empolgante sobre esse novo paradigma e conceito é que muitos deles eram cânceres para os quais não temos nenhuma triagem padrão”, disse Deb Schrag, pesquisadora sênior do estudo no Memorial Sloan Kettering Cancer Center de Nova York, durante reunião da Sociedade Europeia de Oncologia Médica em Paris.
Como foi o estudo com o teste Galleri
No estudo, 6.621 adultos com 50 anos ou mais receberam o exame de sangue Galleri. Para 6.529 voluntários, o teste foi negativo, mas sinalizou um possível câncer em 92.
Testes adicionais confirmaram tumores sólidos ou câncer no sangue em 35 pessoas, ou 1,4% do grupo de estudo. O teste detectou dois tipos de câncer em uma mulher que tinha tumores de mama e endometrial.
“Além de identificar a presença da doença, o teste prevê onde está o câncer, permitindo que os médicos acelerem o trabalho de acompanhamento necessário para localizar e confirmar um câncer. “O sinal de origem foi muito útil para direcionar o tipo de trabalho”, disse a pesquisadora.
“Quando o exame de sangue dava positivo, normalmente levava menos de três meses para concluir os exames”, acrescentou.
Todo o processo de teste leva cerca de 15 minutos e as pessoas podem obter os resultados em aproximadamente duas semanas.
O teste de Galleri é recomendado para adultos com risco elevado de câncer, com 50 anos ou mais. Segundo os médicos, não é recomendado para gestantes, menores de 21 anos ou pacientes em tratamento ativo contra a doença.
O Galleri também deverá ser usado como uma opção a mais, e não substituir outros testes de rastreamento de câncer recomendados pelo médico.