Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Este novo spray aerossol consegue derrubar os mosquitos no ar

Para derrubar mosquitos no ar, cientistas desenvolveram um novo spray que interrompe a habilidade do inseto em repelir a água e faz com o voo se torne inviável

5 jul 2023 - 20h51
(atualizado em 6/7/2023 às 12h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Existem altas chances de você já ter tentado derrubar um mosquito ou mesmo uma barata voadora com um spray aerossol, lotado de inseticida. Às vezes, o pernilongo pode estar encharcado e mesmo assim continua voando, isso tudo enquanto aguarda o momento certo para picar um humano "inocente". Buscando formas verdadeiramente efetivas de derrubar os insetos, o Laboratório de Pesquisa de Produtos de Saúde Pessoal da Kao Corporation, no Japão, parece ter chegado a uma solução inusitada.

Sem usar nenhum tipo de inseticida, como o piretróide, o novo spray aerossol japonês consegue derrubar os mosquitos durante o voo. Inspirado no desenvolvimento de sabonetes e xampus, a solução aquosa com surfactante é capaz de molhar o corpo e as asas do inseto, garantindo a queda e até o óbito. Os testes com o produto foram descritos em artigo publicado na revista Scientific Reports.

Como funciona o spray que derruba mosquitos no ar?

A superfície do corpo do mosquito, incluindo as suas asas, é coberta por sulcos muito finos e revestida por uma substância hidrofóbica semelhante à cera. Em outras palavras, este material tem a função de repelir a água. Por isso, os insetos conseguem voar mesmo em dias de chuva, dependendo da intensidade da precipitação.

Foto: Towfiqu barbhuiya/Unsplash / Canaltech

Desde 2020 estudando o tema, a equipe de pesquisadores levantou a hipótese de que molhar o corpo e as asas dos mosquitos poderia alterar a capacidade de voo. A partir deste conceito, surgiu a ideia de usar um spray com surfactante e água para molhar e, finalmente, derrubar os insetos.

Para entender, o surfactante diminui a tensão superficial da superfície, interrompe a habilidade do corpo do inseto em repelir a água e, consequentemente, permite que eles se molhem. Por sua vez, isso interrompe a capacidade de voar, facilitando a captura.

A seguir, veja uma demonstração, em inglês, comparando os efeitos do uso de repelentes comuns (primeiro bloco do vídeo) e do novo spray aquoso com surfactante (segundo bloco):

Outro ponto avaliado pelos pesquisadores é o fato do spray ser também capaz de bloquear os orifícios (espiráculos) presentes na superfície do corpo do inseto, que são usados durante a respiração. Então, a solução literalmente "derruba e mata".

Spray inovador combate a dengue?

O novo spray foi validado em experimentos com o mosquito-tigre-asiático (Aedes albopictus). Incomum no Brasil, é considerado outro potencial transmissor dos vírus da chikungunya, da zika, da dengue e da febre amarela. Além disso, é um parente do Aedes aegypti, o popular mosquito da dengue.

Embora os testes em laboratório da pesquisa japonesa não tenham sido realizados com o mosquito "brasileiro", existem altas chances da solução ser eficaz contra este outro vetor tão conhecido no Brasil. Com a chegada do spray ao mercado internacional, mais testes devem ser realizados.

O interessante é que esta não é a única solução contra os mosquitos. Recentemente, pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, anunciaram a criação de um tecido-repelente que evita as inconvenientes picadas. Se a pessoa prefere soluções mais simples, a ciência também descobriu que algumas cores, presentes nas roupas, podem afastar naturalmente os mosquitos.

Fonte: Kao e Scientific Reports  

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade