Este robô "dobrável" para missões espaciais se inspira no origami
O Mori3 é composto por módulos triangulares que se conectam para formar malhas tridimensionais de várias formas e tamanhos
Cientistas do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne criaram um robô para futuras missões espaciais que muda de forma inspirado em origami.
O Mori3, que contou com financiamento da Agência Espacial Europeia (ESA), é composto por partes triangulares que se conectam para formar estruturas 3D de várias formas e tamanhos.
As habilidades de mudança de forma de Mori3 o tornam potencialmente útil para missões espaciais, como suporte à infraestrutura de comunicação ou realização de reparos em espaçonaves, porque sua estrutura é mais vantajosa na hora de otimizar espaço e peso para viagens ao espaço.
Módulos reconfiguráveis como esse oferecem redução na massa da carga — e, portanto, no combustível necessário para os foguetes — e podem continuar a missão mesmo se algumas unidades falharem.
A equipe de pesquisa acredita que o protótipo demonstra como a malha física de polígonos oferece um novo modelo para máquinas mais versáteis do futuro.
Além disso, as aplicações potenciais desses robôs vão além das missões espaciais e podem ter implicações em áreas como a de uso pessoal.
Veja o Mori3 em ação no vídeo abaixo:
Robô com formato de serpente é construído para deslizar sobre uma das 83 luas de Saturno
Um outro dispositivo de formato inusitado também está sendo desenvolvido para explorações longe da Terra: a Nasa criou um "robô-cobra" para futuras explirações em Encélado, uma das 83 luas de Saturno.
O Exobiology Extant Life Surveyor (EELS) será capaz de deslizar por superfícies irregulares e até líquidas no ambiente inexplorado, colhendo amostras e nos ajudando a responder cada vez mais questões sobre existência de vida fora do nosso planeta.
A "cobra" tem 4,9 metros e será testada em regiões hostis da Terra, como gelerias e vulcões. Segundo seus criadores, o robô tem "adaptabilidade diversificada a vários tipos de terrenos".