Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estes dados de osso eram usados em rituais há 2.300 anos em Israel

Ossos usados em jogos de azar e rituais de magia foram encontrados em cidade antiga de Israel

4 set 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foram 600 dados de "juntas" encontrados -- em sua maioria, ossos de ovelhas e cabras
Foram 600 dados de "juntas" encontrados -- em sua maioria, ossos de ovelhas e cabras
Foto: Canal Oficial da Autoridade de Antiguidades de Israel / Canal Oficial da Autoridade de Antiguidades de Israel

Arqueólogos em Israel encontraram 600 ossos de “juntas”, chamados astragali, que aparentemente funcionavam como dados tanto para jogos infantis quanto de adivinhação. De acordo com a Smithsonian Magazine, publicação do renomado Instituto Smithsonian, cada um dos ossos, quando jogados, podem estacionar em quatro dos seus seis lados irregulares.

Alguns desses ossos, inclusive, têm inscritos em seus lados frases como “Ladrão”, “Pare” e “Você está queimado”, o que reforça a teoria de que eram usados em jogos. 

Os ossos astragali foram encontrados em locais com milhares de anos de idade, como a cidade de Maresha, em Israel, que tem 2.300 anos. Porém, ainda hoje são usados em algumas culturas. 

Apesar de a maioria dos dados serem feitos de ossos de ovelhas e cabras, as estruturas também foram esculpidas com marfim, vidro e outros materiais. Uma parte menor deles foi feita com ossos de porcos ou vacas.

Alguns dados tinham escritas palavras como: “Ladrão”, “Pare” e frases como “Você está queimado”
Alguns dados tinham escritas palavras como: “Ladrão”, “Pare” e frases como “Você está queimado”
Foto: Israel Antiquities Authority / Facebook

Fragmentos mágicos dos dados feitos de ossos

Segundo o site Times Of Israel, a zooarqueóloga do Israel Antiquities Authority (IAA), Lee Perry-Gal, afirmou: “Em tempos antigos de angústia, como vemos hoje também, as pessoas buscavam ajuda de fatores externos, em magia e feitiços e no mundo do desconhecido”.

Frequentemente, esses ossos eram encontrados próximos a cerâmicas com “encantamentos mágicos” escritos em aramaico. A especialista chegou a afirmar que dados de jogos semelhantes foram encontrados perto de crianças enterradas, pois havia a esperança de que elas os levassem para o outro mundo.

A Smithsonian Magazine também mostrou fotografias das esculturas – alguns dados foram polidos, outros continham buracos, feitos pelas próprias pessoas. Outros deles tiveram adaptações, como partes de metal adicionadas, para fazer com que o dado girasse melhor. 

Até mesmo nomes de deuses gregos estavam escritos nos dados: “Nike”, a deusa da vitória, e “Eros”, deus do amor e do desejo. Imagina-se que as pessoas faziam jogos de adivinhação com eles. 

Se você está achando tudo isso muito bizarro, saiba que mesmo hoje em dia, você pode realmente comprar dados feitos de ossos – e ossos humanos. Com muitos usos na história da nossa civilização, hoje eles nos ajudam a entender melhor sobre a cultura e as pessoas que faziam parte das brincadeiras e rituais. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade