Estrela Betelgeuse desaparece por 15 segundos em eclipse; veja
Localizada na constelação de Orion, a gigante vermelha "sumiu" por conta do asteroide 319 Leona
Na noite de segunda-feira (11), um evento astronômico raro ocorreu nos céus de algumas partes do mundo: um asteroide passou na frente da estrela Betelgeuse, bloqueando a vista por cerca de 15 segundos.
Betelgeuse é uma estrela gigante, localizada na constelação de Orion. É a 10ª estrela mais brilhante do céu noturno e é conhecida por sua cor vermelha e seu tamanho.
Nos últimos anos, a estrela tem sido vista brilhando e escurecendo notavelmente, o que levou alguns astros a suspeitarem que ela pode explodir em uma supernova entre algumas décadas e 100 mil anos.
Eclipse
O asteroide responsável pela ocultação de Betelgeuse foi o 319 Leona, um objeto do cinturão principal que orbita o Sol entre Marte e Júpiter. Com a forma aproximada de um ovo, essa rocha espacial mede cerca de 80 x 55 km.
O eclipse foi visível em uma estreita faixa do planeta, que atravessava o sul da Península Ibérica, a Itália, a Grécia e a Turquia. No Brasil, o evento não foi visível, pois a faixa passa pelo Oceano Atlântico.
Ainda assim, os amantes de astronomia registraram o momento e compartilharam em suas redes sociais. Em alguns vídeos, é possível ver a estrela Betelgeuse desaparecendo gradualmente, à medida que o asteroide 319 Leona passava na frente dela.
O evento foi uma oportunidade de encantamento para o público geral, que pôde testemunhar uma ocorrência astronômica rara.
Veja
A short video captured by Antonio Piras (Sardinia) of the occultation. This is by far the best video ive seen of this rare event with the dimming clearly seen. #betelgeuse pic.twitter.com/DAebPDNS1P
— Damian Peach (@peachastro) December 12, 2023
Occultation of Betelgeuse by Leona: successful! 😀
High clouds over Spain (area of Alicante) made it hectic! 😛
Betelgeuse is so huge that Leona could not hide it completely, therefore it did not disappear but darkened for about 10 seconds. pic.twitter.com/BfwZ7alDi7
— Thierry Legault (@ThierryLegault) December 12, 2023