Estrelas e planetas "escondidos" podem aparecer durante eclipse; saiba quando
Vênus, por sua luminosidade, e Júpiter, por sua posição, serão facilmente visíveis para observadores
Um eclipse solar total ocorrerá no dia 8 de abril, visível para países da América do Norte, enquanto o Brasil se mantém de fora. Durante o fenômeno, corpos celestes exibirão detalhes normalmente ofuscados pela luz.
Um eclipse solar total ocorrerá no dia 8 de abril, sendo visível para alguns residentes do México, EUA e Canadá. Durante o fenômeno, a sombra da Lua em determinadas regiões cobrirá completamente o Sol, prometendo escuridão em pleno dia.
Apesar do Brasil ficar de fora do evento cósmico, a configuração do céu durante o eclipse promete servir lindas fotos, já que detalhes normalmente ofuscados pela luz do Sol poderão aparecer e se destacar.
Por exemplo, Vênus, por sua luminosidade, e Júpiter, destacando-se pela sua posição próxima ao canto inferior direito do Sol, serão facilmente visíveis para os observadores localizados na faixa da sombra do eclipse.
Marte, Saturno, a oeste do Sol, e Mercúrio, ao leste, também devem aparecer no céu, além da estrela Sirius, no sudeste do céu.
Eclipse causou alerta
Centenas de escolas nos EUA fecharão temporariamente devido ao evento nos céus.
As autoridades temem que a escuridão causada pelo eclipse possa apresentar riscos aos estudantes e outros residentes locais, já que existe a expectativa de um aumento no fluxo de pessoas deslocando-se para áreas boas para a observação do evento.
Além disso, algumas regiões mostram preocupação com a capacidade de resposta dos serviços de emergência diante do grande influxo de espectadores. Em eclipses, lesões oculares podem acontecer em quem observa o fenômeno diretamente, na ilusão de que os raios de luz estariam mais fracos.