PUBLICIDADE

Estresse interrompe o sono ao ativar as células cerebrais na hora errada

Cientistas monitoraram a atividade em uma área específica do hipotálamo durante o sono e notaram que o estresse ativa neurônios que atrapalham o sono

14 dez 2023 - 15h30
(atualizado às 18h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Em estudo publicado na Current Biology, pesquisadores descobriram finalmente por que o estresse causa perda de sono. Basicamente, essa reação do organismo ativa as células cerebrais na hora errada durante as fases do sono, prejudicando a qualidade do descanso.

Foto: amenic181/Envato / Canaltech

Para o estudo, os cientistas monitoraram a atividade em uma área específica do hipotálamo durante o sono. Através disso, foi possível descobrir que neurônios chamados glutamatérgicos são mais ativos enquanto as pessoas estão acordadas e menos ativos nos estágios mais profundos do sono.

No entanto, o estresse fez com que esse neurônio disparasse nos estágios de sono, promovendo um microdespertar e perturbarando o ciclo. Os pesquisadores descobriram que quando esse neurônio é estimulado, há um aumento nesses microdespertares.

Por sua vez, a equipe descobriu que quando esses neurônios são inibidos, esses microdespertares diminuem e os períodos de sono se tornam mais longos. Conforme afirmam os próprios autores da pesquisa em comunicado, a descoberta pode facilitar o desenvolvimento de tratamentos para distúrbios do sono relacionados ao estresse.

O estresse aciona um neurônio durante o sono que perturba o sono (Imagem: iLexx/envato)
O estresse aciona um neurônio durante o sono que perturba o sono (Imagem: iLexx/envato)
Foto: Canaltech

A expectativa do grupo é que reduzir as interrupções durante os estágios importantes do sono seja inovador para indivíduos que lutam contra distúrbios do sono.

Como pegar no sono?

Quando acordar antes do despertador, a recomendação dos especialistas é não se culpar sobre a necessidade de dormir, evitar olhar o celular ao acordar, sair da cama, anotar o que funciona para relaxar e dormir bem e fazer ioga ou exercícios de relaxamento.

Os cientistas também dão dicas sobre o que fazer para cair no sono mais rápido: se não conseguir dormir depois de 20 minutos, deve sair da cama e ir para outro cômodo com pouca luz e fazer algo relaxante até se sentir sonolenta novamente. O mesmo se aplica quando acorda durante a noite e não consegue voltar a dormir.

Alguns acreditam que é igualmente revigorante para o corpo ficar deitado na cama com os olhos fechados, mas sem dormir. Isso é um equívoco, porque se a pessoa fica na cama, começa a associar a cama à insônia. Dietas leves durante a noite também ajudam o organismo a desacelerar e ajudam o sono.

Fonte: Current BiologyUniversity of Pennsylvania

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade