Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estudo confirma importância do ômega 3 no desenvolvimento cerebral

Pesquisa feita na Espanha confirma que ácidos graxos ômega 3, principalmente DHA e ALA, são muito importantes para o desenvolvimento do cérebro em adolescentes

28 set 2022 - 21h40
(atualizado em 29/9/2022 às 10h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Um estudo espanhol feito com adolescentes notou a influência dos ácidos graxos ômega 3 — mais especificamente, o docosaexaenoico (DHA) e o alfa-linolênico (ALA), encontrados em peixes e plantas, respectivamente — na capacidade de atenção e impulsividade. Já se teorizava que esses elementos, que fazem parte das gorduras poli-insaturadas, eram importantes para o desenvolvimento de um cérebro saudável, e o novo estudo confirma seu benefício.

O cérebro humano passa por mudanças funcionais e estruturais importantes na adolescência, principalmente na área pré-frontal, muito importante para o controle da atenção. Ácidos graxos insaturados são críticos para o desenvolvimento de regiões cerebrais como essa, onde o DHA é mais abundante: ele vem, principalmente, do consumo de peixe.

Foto: Gerhard G./ Pixabay / Canaltech

Atenção! Já comeu peixe hoje?

Os testes foram realizados com 332 adolescentes de diferentes escolas de Barcelona, na Espanha, pondo os jovens para fazer testes computadorizados, onde foram medidos seus tempos de reação. Foram medidas suas capacidades de manter atenção seletiva e constante, capacidade de inibição frente a estímulos de distração e impulsividade.

Também foram respondidos questionários sobre suas dietas e medidos os níveis de DHA e ALA nos glóbulos vermelhos, uma maneira objetiva de determinar o consumo de tais gorduras a longo prazo. Segundo os resultados, níveis altos de DHA são associados a uma melhor capacidade de atenção, tanto seletiva quanto constante, e atenção inibitória. Já níveis altos de ALA não tiveram a mesma relação, mas puderam ser associados a uma menor impulsividade.

Segundo os pesquisadores, ainda não é claro o papel da ALA no controle de atenção, mas o achado ainda é relevante, já que a impulsividade é característica de algumas condições psiquiátricas, como o déficit de atenção e hiperatividade (ADHD). Mesmo os achados quanto ao papel do DHA na atenção precisa ter a relação de causa e efeito confirmada, no entanto — mesmo assim, reforçam-se os benefícios de uma dieta rica em ômega 3, ou seja, com bastante peixe.

Fonte: European Child & Adolescent Psychiatry

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade