Estudo define raças de cachorros mais propensas à agressividade; veja lista
Idade e qualidade de vida social enquanto filhote também pesam na conta; pesquisa foi realizada com 11 mil cães de 300 raças
Os cachorros "de briga" — um espectro de raças que geralmente inclui raças como buldogue americano, pit bull terrier americano, staffordshire terrier americano e dogo argentino — foram considerados os mais agressivos em um estudo com mais de 11 mil cães de 300 raças diferentes, conduzido pela Universidade de Helsinque, na Finlândia.
A pesquisa define a raça como o fator que mais determina traços de personalidade nos cães. Depois dela, vem a idade, com os bichos se tornando cada vez menos sociáveis com o passar dos anos. Os resultados foram publicados na revista iScience e revisados pela comunidade científica.
As raças consideradas menos agressivas foram a golden retriever, labrador retriever e os cães farejadores — sabujos, raças como foxhound americano e beagle.
Mas, apesar de ter listado as raças dessa forma, o estudo destaca que todos os fatores observados tiveram pouco efeito, e que muitas variações na personalidade permanecem "inexplicáveis".
Além disso, alguns dos grupos de cães categorizados não foram subdivididos por espécie no texto do estudo, como o próprio "cães de briga" no topo do ranking, "outros cães de companhia" e "outras raças" (veja abaixo).
Os pesquisadores ressaltam que o objeto de estudo da pesquisa foi a personalidade, e não comportamentos práticos dos cachorros. Portanto, as análises foram focadas em traços subjacentes de características psicológicas, separando variáveis ambientais.
Idade, raça, qualidade da "infância"
O estudo investigou a ligação entre vários fatores com sete traços de personalidade: insegurança, foco no treinamento, agressividade/dominância, energia, sociabilidade canina, sociabilidade humana e perseverança.
A idade foi a variável mais importante nos modelos de insegurança, foco no treinamento, energia e sociabilidade canina. Em cães mais velhos, o foco de treinamento foi maior do que em cães jovens e uma relação oposta foi observada entre idade e insegurança, energia e sociabilidade.
Enquanto isso, a raça foi a variável mais importante nos modelos de agressividade/dominância, sociabilidade humana e perseverança.
"Este estudo fornece uma atualização sobre o efeito da raça na personalidade do cão, já que em um estudo americano publicado no ano passado esse efeito foi considerado muito menor", aponta o professor Hannes Lohi, da Faculdade de Medicina Veterinária, que participou do estudo.
"Embora a raça seja o fator mais importante subjacente à personalidade, muitos fatores genéticos e não -fatores genéticos têm um efeito complexo na personalidade", diz.
Dos fatores ambientais investigados no estudo, a socialização na infância foi o mais significativo. Um grande número de experiências de socialização na fase de filhote foi associado a menor insegurança e agressividade/dominância, assim como maior foco no treinamento e sociabilidade.
Os grupos de cães mais agressivos
- Cães de luta (buldogue americano, pit bull terrier americano, staffordshire terrier americano e dogo argentino, entre outros)
- Pastor alemão
- Parson tipo terriers
- Raças primitivas asiáticas
- Pinscher miniatura
- Pastores belgas
- Pastores da Europa Média
- Cães utilitários da Europa Média
- Jack Russell Terrier
- Herder Lapponiano
- Pastor Australiano
- Cão de crista chinês
- Primitve sighthounds
- Raça mista
- Cães braquicefálicos
- Terriers de quintal
- Spitzes de caça do norte
- Terriers de tipo bull
- Pinschers/Schnauzers
- Pastores ingleses
- Galês Corgis
- Cães Teacup
- Border collie
- Terriers de caça
- Cães de água espanhóis
- Poodles
Os grupos de cães menos agressivos
- Golden Retriever
- Labrador Retriever
- Cães farejadores
- Shetland Cão Pastor
- Colisão áspera
- Whippet
- Outras raças
- Cães de montanha Bernese
- Schapendo
- Lebréus europeus
- Outros cães de companhia (Shitzu, Yorkshire e outros)
- Pointer inglês
- Cães Retrievers/Flushing
- Lagotto Romagnolo
- Spitzes companheiros do norte
- Cães tipo Bichon
- Cães de trenó
- Collie suave
- Cão lapponiano finlandês
- Dachshunds
- Cães do tipo Mastfiff
- Retriever da Nova Escócia
- Cães de guarda do gado
- Raças alemãs relacionadas ao spitz
- Schnauzer em miniatura
- Cão pastor suíço branco