Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estudo define raças de cachorros mais propensas à agressividade; veja lista

Idade e qualidade de vida social enquanto filhote também pesam na conta; pesquisa foi realizada com 11 mil cães de 300 raças

30 mai 2023 - 12h24
(atualizado às 13h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Raça, idade e ambiente social estão associados a traços de personalidade em cães
Raça, idade e ambiente social estão associados a traços de personalidade em cães
Foto: Bruce Warrington/Unsplash

Os cachorros "de briga" — um espectro de raças que geralmente inclui raças como buldogue americano, pit bull terrier americano, staffordshire terrier americano e dogo argentino — foram considerados os mais agressivos em um estudo com mais de 11 mil cães de 300 raças diferentes, conduzido pela Universidade de Helsinque, na Finlândia.

A pesquisa define a raça como o fator que mais determina traços de personalidade nos cães. Depois dela, vem a idade, com os bichos se tornando cada vez menos sociáveis com o passar dos anos. Os resultados foram publicados na revista iScience e revisados pela comunidade científica.

As raças consideradas menos agressivas foram a golden retriever, labrador retriever e os cães farejadores — sabujos, raças como foxhound americano e beagle.

Mas, apesar de ter listado as raças dessa forma, o estudo destaca que todos os fatores observados tiveram pouco efeito, e que muitas variações na personalidade permanecem "inexplicáveis".

Além disso, alguns dos grupos de cães categorizados não foram subdivididos por espécie no texto do estudo, como o próprio "cães de briga" no topo do ranking, "outros cães de companhia" e "outras raças" (veja abaixo).

Os pesquisadores ressaltam que o objeto de estudo da pesquisa foi a personalidade, e não comportamentos práticos dos cachorros. Portanto, as análises foram focadas em traços subjacentes de características psicológicas, separando variáveis ambientais. 

Idade, raça, qualidade da "infância"

O estudo investigou a ligação entre vários fatores com sete traços de personalidade: insegurança, foco no treinamento, agressividade/dominância, energia, sociabilidade canina, sociabilidade humana e perseverança.

A idade foi a variável mais importante nos modelos de insegurança, foco no treinamento, energia e sociabilidade canina. Em cães mais velhos, o foco de treinamento foi maior do que em cães jovens e uma relação oposta foi observada entre idade e insegurança, energia e sociabilidade.

Enquanto isso, a raça foi a variável mais importante nos modelos de agressividade/dominância, sociabilidade humana e perseverança.

"Este estudo fornece uma atualização sobre o efeito da raça na personalidade do cão, já que em um estudo americano publicado no ano passado esse efeito foi considerado muito menor", aponta o professor Hannes Lohi, da Faculdade de Medicina Veterinária, que participou do estudo.

"Embora a raça seja o fator mais importante subjacente à personalidade, muitos fatores genéticos e não -fatores genéticos têm um efeito complexo na personalidade", diz.

Dos fatores ambientais investigados no estudo, a socialização na infância foi o mais significativo. Um grande número de experiências de socialização na fase de filhote foi associado a menor insegurança e agressividade/dominância, assim como maior foco no treinamento e sociabilidade.

Os grupos de cães mais agressivos

  1. Cães de luta (buldogue americano, pit bull terrier americano, staffordshire terrier americano e dogo argentino, entre outros)
  2. Pastor alemão
  3. Parson tipo terriers
  4. Raças primitivas asiáticas
  5. Pinscher miniatura
  6. Pastores belgas
  7. Pastores da Europa Média
  8. Cães utilitários da Europa Média
  9. Jack Russell Terrier
  10. Herder Lapponiano
  11. Pastor Australiano
  12. Cão de crista chinês
  13. Primitve sighthounds
  14. Raça mista
  15. Cães braquicefálicos
  16. Terriers de quintal
  17. Spitzes de caça do norte
  18. Terriers de tipo bull
  19. Pinschers/Schnauzers
  20. Pastores ingleses
  21. Galês Corgis
  22. Cães Teacup
  23. Border collie
  24. Terriers de caça
  25. Cães de água espanhóis
  26. Poodles 

Os grupos de cães menos agressivos

  1. Golden Retriever
  2. Labrador Retriever
  3. Cães farejadores
  4. Shetland Cão Pastor
  5. Colisão áspera
  6. Whippet
  7. Outras raças
  8. Cães de montanha Bernese
  9. Schapendo
  10. Lebréus europeus
  11. Outros cães de companhia (Shitzu, Yorkshire e outros)
  12. Pointer inglês
  13. Cães Retrievers/Flushing
  14. Lagotto Romagnolo
  15. Spitzes companheiros do norte
  16. Cães tipo Bichon
  17. Cães de trenó
  18. Collie suave
  19. Cão lapponiano finlandês
  20. Dachshunds
  21. Cães do tipo Mastfiff
  22. Retriever da Nova Escócia
  23. Cães de guarda do gado
  24. Raças alemãs relacionadas ao spitz
  25. Schnauzer em miniatura
  26. Cão pastor suíço branco
Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade