Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estudo descobre que chimpanzés conseguem pronunciar "mamãe"

Pesquisadores avaliaram gravações antigas e submeteram os áudios à análise fonética e experimento online

6 ago 2024 - 15h56
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Cientistas descobriram que chimpanzés são capazes de pronunciar a palavra 'mama', fornecendo pistas importantes sobre a evolução da fala.
Segunda maior floresta tropical do mundo depois da Amazônia. Abriga muitas espécies endêmicas, como o Chimpanzé Pigmeu.
Segunda maior floresta tropical do mundo depois da Amazônia. Abriga muitas espécies endêmicas, como o Chimpanzé Pigmeu.
Foto: Greg Hume wikimedia commons / Flipar

Cientistas descobriram que chimpanzés conseguem pronunciar a palavra "mama", de acordo com um novo estudo, publicado no periódico Scientific Reports. O achado pode fornecer pistas importantes sobre como a fala evoluiu.

A pesquisa utilizou filmagens originais de dois chimpanzés enculturados pronunciando a palavra "mama", depois submetidas à análise fonética. 

Em documentário de 1959, um primata parecia dizer "papa" três vezes e "cup" uma vez. Cientistas se gravaram dizendo as mesmas palavras e descobriram que eles emitiam o mesmo padrão sonoro que o animal, sugerindo que o animal tinha de fato aprendido a dizer algo novo.

Em outro vídeo, os pesquisadores identificaram um chimpanzé chamado Johnny que vivia no Suncoast Primate Sanctuary em Palm Harbor, Flórida, que parecia dizer "mama" em resposta ao encorajamento de uma mulher.

"Nossas análises demonstram que os chimpanzés são capazes de produção silábica, alcançando contrastes fonéticos de consoante para vogal por meio do recrutamento e acoplamento simultâneos de voz, mandíbula e lábios", escreveram os pesquisadores. 

A equipe também encontrou informações de 1962 sobre uma fêmea na Itália chamada Renata. Ela também emitia sons que lembravam "mamãe".

Experimento

Depois, os cientistas submeteram os áudios a um experimento online, em que ouvintes humanos alheios às origens das gravações perceberam de forma confiável as declarações dos primatas como declarações silábicas, principalmente como "ma-ma", entre sílabas.

Cientistas analisaram como Johnny e Renata disseram a palavra. Seus sons eram mais semelhantes à versão humana de "mama" do que os chimpanzés anteriores. Isso significa que os dois macacos foram capazes de adicionar uma vogal após uma consoante.

"Nossas descobertas demonstram que, na ausência de exame direto baseado em dados, as capacidades de produção vocal dos grandes símios foram subestimadas. Os chimpanzés possuem blocos de construção neurais necessários para a fala", disseram os autores.

As descobertas sugerem que esses animais podem ser mais capazes de aprender a falar do que se pensava anteriormente. Isso pode nos ajudar a entender melhor a evolução da fala.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade