Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estudo indica que o T. rex era muito maior do que se pensava

Resultados mostraram que os maiores dinossauros dessa espécie poderiam ter atingido 15 toneladas

18 ago 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Um estudo recente usando modelagem computacional sugeriu que o maior Tyrannosaurus rex poderia ter sido 70% mais pesado e 25% mais longo do que os maiores espécimes atualmente conhecidos
Um estudo recente usando modelagem computacional sugeriu que o maior Tyrannosaurus rex poderia ter sido 70% mais pesado e 25% mais longo do que os maiores espécimes atualmente conhecidos
Foto: Reprodução / SciTechDaily

Uma nova pesquisa, publicada na revista Ecology and Evolution, sugere que dinossauros como o Tyrannosaurus rex podem ter sido significativamente maiores do que os fósseis encontrados até agora.

Para chegar à conclusão, cientistas utilizaram modelos computacionais que estimam que o T. rex poderia ter sido até 70% mais pesado do que os maiores exemplares conhecidos.

A pesquisa, conduzida por Jordan Mallon do Museu Canadense da Natureza e David Hone da Queen Mary Universidade de Londres, analisou fatores como tamanho populacional, taxa de crescimento e a incompletude do registro fóssil.

Os resultados mostraram que os maiores dinossauros dessa espécie poderiam ter atingido 15 toneladas, contra as 8,8 toneladas estimadas para os maiores fósseis encontrados.

Quais foram os maiores dinossauros da história? Quais foram os maiores dinossauros da história?

Por que T. rex?

A escolha do T. rex para o estudo se deu por ser uma espécie bem conhecida, com muitos dados disponíveis. A diversidade do tamanho corporal na idade adulta foi modelada com base em exemplos de jacarés, animais de grande porte e parentesco próximo aos dinossauros.

Os pesquisadores disseram em um comunicado à imprensa que os fósseis encontrados até agora representam apenas uma pequena fração da variabilidade de tamanho que existiu nas populações de dinossauros.

Para encontrar um indivíduo com as dimensões máximas estimadas pelo modelo de pesquisa, seria necessário escavar fósseis na taxa atual por mais de mil anos.

"É importante enfatizar que isso não se aplica apenas ao T. rex, mas a todos os dinossauros", disse Hone. "Argumentar sobre qual era o maior dinossauro com base em um punhado de esqueletos não é muito significativo", continuou.

Os autores do estudo concluem que a descoberta de novos fósseis pode revelar ainda mais surpresas sobre o tamanho e a diversidade dos dinossauros que habitaram a Terra.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade