Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estudo revela: mais de 2 milhões de artigos científicos desapareceram da internet

Pesquisa aponta que um quarto dos estudos não está sendo arquivado corretamente, apesar de terem identificadores digitais ativos

4 mar 2024 - 11h49
Compartilhar
Exibir comentários
Novo artigo destaca falhas na preservação digital acadêmica
Novo artigo destaca falhas na preservação digital acadêmica
Foto: CDC/Unsplash

Um estudo publicado no Journal of Librarianship and Scholarly Communication revelou que mais de dois milhões de artigos científicos não estão arquivados adequadamente em grandes repositórios digitais.

A descoberta surge após uma análise abrangente de mais de sete milhões de publicações, destacando falhas no acompanhamento do crescente volume de produção científica.

Os identificadores digitais únicos dos artigos, conhecidos como DOIs, são essenciais para garantir que pesquisas possam ser facilmente identificadas e acessadas, funcionando como uma espécie de impressão digital para cada publicação.

No entanto, o estudo indica que cerca de 28% dos trabalhos examinados não foram encontrados em nenhum banco digital importante, apesar de possuírem um DOI ativo.

Apenas 58% dos DOIs referenciavam obras que estavam armazenadas em pelo menos um arquivo. Os outros 14% foram excluídos do estudo porque foram publicados muito recentemente, não eram artigos de periódicos ou não tinham fonte identificável.

O que é o efeito placebo e como ele funciona? O que é o efeito placebo e como ele funciona?

O fenômeno coloca em risco a cadeia do conhecimento científico, segundo os autores, já que a verificação e a validação das pesquisas anteriores seriam fundamentais para o desenvolvimento contínuo da ciência.

“Toda a nossa epistemologia da ciência e da investigação depende da cadeia de notas de rodapé”, explicou à Nature nesta segunda-feira (4) Martin Eve, autor do estudo e pesquisador em literatura, tecnologia e publicação na Universidade de Londres.

“Se você não consegue verificar o que outra pessoa disse em algum outro momento, você está apenas confiando na fé cega em artigos que você mesmo não consegue mais ler", pontua.

O estudo também sugere que pequenos editores enfrentam maiores desafios para arquivar conteúdo devido aos custos associados.

A pesquisa rastreou apenas artigos com DOIs e não pesquisou artigos em todos os repositórios digitais — não verificou, por exemplo, se os itens com DOI estavam armazenados em repositórios institucionais.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade