Estudos em psicologia mostram como aproveitar a vida do jeito certo
Estilo de vida "YOLO" (sigla em inglês para “você só vive uma vez”) não é sobre ser imprudente e imediatista, segundo pós-doutor
Muito se fala em viver a vida “ao máximo”, buscando aproveitar cada momento da forma mais frutífera possível. Isso não está errado, mas existem desvantagens nesse pensamento, de acordo com nova pesquisa psicológica que mostra outros aspectos sobre a mentalidade “YOLO” (sigla em inglês para “você só vive uma vez”).
Quando nos envolvemos em uma busca de emoção para o prazer a curto prazo, corremos o risco de aumentar nosso estresse futuramente, segundo o psicólogo pós-doutor pela Universidade de Colorado Boulder, Mark Travers, em artigo para a "Forbes".
No nosso dia a dia, muitas vezes estabelecemos metas de longo prazo. Se é difícil conseguir alcançá-las, todos os dias tendo que erguer um tijolinho, ao mesmo tempo é muito gratificante encontrar a construção já pronta, depois de tanto esforço. Se você estourar todos os seus cartões de crédito para suportar sua vida atualmente, o futuro provavelmente não será tão legal.
As dicas apoiadas na ciência, então, são as seguintes:
Exerça o autocontrole
O autocontrole, cientificamente, é uma das contribuições mais importantes para a felicidade. Autores de um estudo publicado recentemente na "Frontiers in Psychology" sugerem que há quatro maneiras de se controlar em uma situação tentadora, como a vontade de fumar quando tentamos largar o vício, por exemplo:
1. Ser seletivo nas situações em que se coloca
Evitar ambientes em que muitas pessoas estarão fumando e você pode se sentir tentado.
2. Mudar seu foco
Desviar a atenção do “desejo indesejado”, como fumar, nesse caso, para algo mais agradável e saudável (como férias futuras).
3. Reavaliar seu desejo
Reconsiderar o seu desejo à luz das consequências negativas que o acompanham (no caso do cigarro, a garganta arranhando, o cheiro ruim, o mau hálito, a saúde) em vez de suas qualidades atraentes (como acalmar os nervos naquele momento).
4. Inibir o desejo
Apenas lutar contra o desejo com a força de vontade.
Embora cada uma dessas estratégias possa ser eficaz sozinha, os pesquisadores descobriram que reavaliar o desejo e mudar a atenção eram as formas mais poderosas de exercer autocontrole.
Aprecie pequenas coisas
Psicólogos acreditam que sentir-se grato aumenta a felicidade com o tempo. Estar perto da família e dos amigos, por exemplo, pode ajudar nesse sentido. De acordo com uma pesquisa da psicóloga Xijing Wang publicada no "The Journal of Positive Psychology", existem maneiras fáceis de cultivar gratidão em nosso cotidiano, como:
- Passar alguns minutos todos os dias refletindo sobre o que se tem
- Sair para se aquecer no sol
- Mostrar carinho pelos outros através de simples gestos de gratidão
- Manter um diário de noturno sobre as coisas das quais se sente grato
Um estudo publicado no "Journal of Health Psychology" também descobriu que manter um diário de gratidão melhorou a pressão arterial diastólica. Outro, publicado na "Applied Psychology", já mostrou que focar nas coisas para ser grato, antes de dormir todas as noites, aumentou a calma antes do sono. Isso indica que essa postura pode beneficiar a saúde física e a mental, que são bastante interligadas.
Portanto, a mentalidade "YOLO", segundo Travers, permite tanto viver no presente como alinhar isso com perspectivas de longo prazo.