EUA: hackers russos interceptaram e-mails de Barack Obama
Fontes da Casa Branca disseram à publicação que nenhuma rede confidencial foi invadida
Alguns e-mails e informações não confidenciais do presidente dos EUA, Barack Obama, foram interceptadas por hackers russos no ano passado, por meio de uma brecha no sistema de computador da Casa Branca.
Siga o Terra Notícias no Twitter
Os atacantes não acessaram o Blackberry pessoal de Obama, mas conseguiram acessos a e-mails de funcionários da residência oficial e, talvez, de algumas de fora – incluindo conversas com o presidente – disse um membro do alto escalão do governo ao jornal The New York Times.
Fontes da Casa Branca disseram à publicação que nenhuma rede confidencial foi invadida, e os hackers não conseguiram coletar informações. No entanto, disseram que as informações não confidenciais contêm informações sensíveis como agenda diária, troca de e-mails com embaixadores, e debates políticos.
Eles ainda não souberam dizer quantos e-mails de Obama foram interceptados pelos hackers, embora tenham afirmado que a conta de e-mail do líder americano não foi invadida.
Os hackers – que estariam ligados ou trabalhando para o governo russo – teriam feito um das ações mais sofisticadas de ataque cibernético, segundo uma fonte do governo americano disse ao jornal.
Os mesmos atacantes russos também teriam acessado os servidores de e-mail do departamento de Estado; os bancos de dados não chegaram a ser interceptados.