Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Exploradores descobrem um novo ecossistema de vida marinha nas Maldivas

Cientistas da Universidade de Oxford encontram uma região a 500 metros de profundidade onde peixes se reúnem para comer pequenas criaturas chamadas micronektons

24 out 2022 - 16h10
(atualizado às 17h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma equipe de pesquisadores encontrou um novo ecossistema no fundo do mar que banha as Ilhas Maldivas, arquipélago próximo à Índia. A recente missão subaquática foi capaz de identificar uma área que nunca havia sido descrita, cheia de peixes e microrganismos.

Este "oásis" de vida marinha se formou porque o local, descrito pelos pesquisadores como The Trapping Zone ("Zona de Aprisionamento", em tradução livre), atua como uma espécie de armadilha para as pequenas criaturas aquáticas da região.

Organismos conhecidos como micronektons (similares, porém maiores, ao zooplâncton, fauna marinha microscópica de mobilidade reduzida) diariamente se movem verticalmente nas águas do oceano. Neste local, ao chegar aos 500 metros de profundidade, formações de corais e montes submarinos impedem que eles continuem descendo. Como eles, assim como o zooplâncton, pouco conseguem se mover horizontalmente, acabam ficando presos e se tornam alvos fáceis para predadores.

Os micronektons possuem de 2 a 20 centímetros e, presos pelas formações da região, se tornam um banquete para cardumes de atum, tubarões e outros peixes das profundezas. A bordo do submarino Omega Seamaster II, a missão de responsabilidade do governo das Maldivas e da Universidade de Oxford pode observar não só uma grande quantidade de peixes, mas também uma enorme diversidade de espécies.

Foto: Imagem: Reprodução/Nekton Maldives Mission / Canaltech

Além da existência do próprio local, a descoberta empolga os cientistas pois pode implicar na existência de outras áreas de função semelhante. "A Zona de Aprisionamento está criando um 'oásis' de vida marinha nas Maldivas que é altamente provável de existir em outras ilhas oceânicas e também nas encostas de continentes," afirmam os cientistas.

Os micronektons são parte importante da cadeia alimentar nos oceanos mas ainda são pouco estudados. Embora não tenham valor comercial, pois são muito pequenos para serem pegos por redes de pesca, vários peixes que se alimentam deles são muito caçados.

Fonte: Science Alert

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade