Expor crianças a fake news pode torná-las melhores verificadoras de fatos, diz estudo
Pesquisa foi conduzida com crianças de quatro a sete anos
Um estudo publicado na revista Nature Human Behavior por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley sugere uma abordagem contraintuitiva para combater a disseminação de notícias falsas entre as crianças: expô-las a mais desinformação.
A pesquisa, conduzida com crianças de quatro a sete anos, indica que ao serem expostas a um ambiente on-line com uma quantidade controlada de informações falsas, os pequenos desenvolvem um senso de ceticismo mais aguçado.
De acordo com os resultados, essa exposição precoce e controlada parece equipar as crianças com ferramentas para avaliar criticamente as informações que encontram na internet, tornando-as mais aptas a identificar e descartar notícias falsas.
Estudo
Os pesquisadores argumentam que, em vez de tentar criar um ambiente online completamente livre de informações falsas, o que é praticamente impossível na era digital, é mais eficaz ensinar as crianças a pensar de forma crítica e a verificar a veracidade das informações.
Na abordagem, ao serem expostas a um ambiente com uma mistura de informações verdadeiras e falsas, as crianças aprenderam a identificar padrões e a questionar informações que pareciam inconsistentes ou inverossímeis.
Apesar dos resultados, a exposição à desinformação deve ser feita de forma controlada e acompanhada por adultos.
Pais e educadores podem utilizar esse estudo como base para criar atividades e discussões que ajudem as crianças a desenvolver habilidades de pensamento crítico e a se tornarem consumidores mais conscientes de informação.