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Fabricação ruim pode ser a causa de SSDs Sandisk defeituosos

Fabricação ruim e componentes de baixa qualidade podem ser o motivo da exclusão de dados em SSDs SanDisk Extreme Pro, segundo uma empresa especializada

14 nov 2023 - 10h10
(atualizado às 13h01)
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Não é de hoje que algumas linhas de SSDs da SanDisk apresentam problemas graves ao apagar dados de usuários. O que antes parecia um problema de software, agora é tratado como um erro de hardware complexo, segundo uma companhia especializada em recuperação de arquivos.

Foto: SanDisk / Canaltech

O problema foi revelado por Markus Häfele, diretor da Attingo, em entrevista ao FutureZone. O executivo da empresa afirma que o problema envolvendo os SSDs SanDisk Extreme Pro de 4 TB, 3 TB e 2 TB é causado por problemas na fabricação, especialmente pela má escolha de design e componentes que fazem parte do produto.

A imagem abaixo mostra que os componentes são grandes demais para a placa de circuito integrado que os sustenta. Isso acarreta problemas diversos, como superaquecimento e alta impedância, fazendo que as estruturas se soltem e causem o mau funcionamento dos aparelhos. A análise da empresa também apontou fragilidades no material usado para solda, responsável por causar bolhas e desprender os componentes.

Diversos usuários com problemas foram obrigados a contratar empresas de recuperação de dados para resgatar arquivos perdidos (Imagem: Reprodução/Attingo)
Diversos usuários com problemas foram obrigados a contratar empresas de recuperação de dados para resgatar arquivos perdidos (Imagem: Reprodução/Attingo)
Foto: Canaltech

Problema persiste há meses

Ainda não está claro como essa sequência de erros afetou a produção da SanDisk/Western Digital. O problema não se resume a apenas uma remessa de SSDs e se espalhou por milhares de produtos desde o início de 2023. É comum encontrar diversas reclamações a respeito das unidades em fóruns como o Reddit e até em comentários na própria página da empresa.

Segundo Häfele, a Attingo recebe pelo menos um SSD SanDisk Extreme Pro para conserto por semana. Em um problema de escala tão massiva, é improvável que a SanDisk não saiba sobre as causas no apagão de dados de milhares de consumidores.

Versões mais atualizadas da linha Extreme Pro contam com resina epóxi reforçada para manter as estruturas de forma rígida, mas continuam apresentando problemas (Imagem: Reprodução/Attingo)
Versões mais atualizadas da linha Extreme Pro contam com resina epóxi reforçada para manter as estruturas de forma rígida, mas continuam apresentando problemas (Imagem: Reprodução/Attingo)
Foto: Canaltech

O problema desses SSDs é mais complexo do que se imaginava. Há alguns meses a companhia enviou atualizações de firmware, mas que não resolveram a situação. Até mesmo veículos de imprensa, como o The Verge, foram acometidos pelo problema e ainda não receberam uma resposta da marca.

O Canaltech entrou em contato com a assessoria de imprensa da SanDisk/Western Digital no Brasil para uma posição oficial da empresa. Até o momento da publicação desta notícia não recebemos retorno.

Fonte: FutureZone

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