Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Facebook perde US$ 252 bi e tem pior queda em um único dia

Empresa viu resultados negativos pela primeira vez em 18 anos e enfrentou uma dura queda na bolsa americana em 24 horas

3 fev 2022 - 18h45
(atualizado às 19h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Pela segunda vez em sua história, o Facebook registrou a maior queda em valor de mercado em um único dia. A empresa comendada por Mark Zuckerberg registrou nesta quinta, 3, perda de US$ 252 bilhões em valor de mercado. O tombo é resultado do balanço financeiro apresentado pela empresa na noite de quarta, 2.    

Segundo o balanço, o Facebook perdeu cerca de 500 mil usuários diários globalmente nos últimos três meses do ano passado - o número passou de 1,930 bilhão para 1,929 bilhão. Após a divulgação dos resultados nesta quarta-feira, as ações da empresa caíram cerca de 20%. Nesta quinta, a empresa fechou com queda de 26%, gerando perda de US$ 252 bilhões em valor de mercado - a marca é equivalente a cerca de um quarto de todas as empresas listadas na Ibovespa, que tem valor acumulado de US$ 895 bilhões.   

Logomarca do Facebook, unidade da Meta Platforms
02/12/2021
REUTERS/Dado Ruvic/
Logomarca do Facebook, unidade da Meta Platforms 02/12/2021 REUTERS/Dado Ruvic/
Foto: Reuters

Desde que foi criado por um grupo de alunos de Harvard, o Facebook só viu sua operação crescer nos últimos 18 anos, chegando a quase todos os cantos do mundo. Porém, a empresa começar a dar sinais de estagnação, o que espantou os investidores. A queda foi maior na África e na América Latina - houve perda de usuários também nos EUA e no Canadá. A rede social, porém, cresceu na Europa e na Ásia.  

O declínio parece ser consequência da perda de relevância do Facebook entre jovens. É um problema reconhecido pelo fundador e presidente executivo da empresa, Mark Zuckerberg. "O TikTok já é um concorrente grande e também continua a crescer em um ritmo bastante rápido", disse o executivo nesta quarta-feira, em conferência com investidores.  

Michael Nathanson, analista da corretora Moffett Nathanson, afirmou à agência de notícias Bloomberg que a a concorrência com o TikTok pode estar deixando marcas na empresa de Zuckerberg. "Esses cortes são profundos", escreveu ele. Os resultados foram "uma manchete forte e não no bom sentido".

A primeira vez que o Facebook  registrou o recorde de maior queda em um único dia foi em 2018, quando perdeu cerca de US$ 120 bilhões na esteira dos escândalos da Cambridge Analytica. 

Tempos difíceis

Apesar da queda em usuários diários, o Facebook cresceu sua base de usuários mensais ativos nas plataformas do grupo (MAUs, na sigla em inglês), registrando 2,91 bilhões, alta de 4% na comparação com o mesmo período de 2020 - mas não o suficiente para agradar o mercado financeiro, que esperava o número de 2,95 bilhões. 

Nem mesmo o metaverso, aposta de Mark Zuckerberg como futuro modelo de negócio da empresa, deu sinais positivos: a divisão, que estreou em destaque separado nos balanços da empresa, registrou prejuízo de US$ 3,3 bilhões nas operações no último trimestre de 2021. Na prática, isso significa que o que é faturado com produtos de realidades virtual e aumentada ainda não paga as contas da nova divisão.

Aumentando ainda mais a insatisfação com investidores, a Meta projeta que o ano de 2022 deve ser mais difícil, impactando negativamente o desempenho do grupo. Os fatores que devem frear o crescimento são a inflação, cuja alta nos preços é sentida em todo o mundo, e problemas de logística, ambos afetando a circulação de venda de anúncios nas plataformas.

Além disso, a empresa afirmou no balanço que espera ver mais ventos contrários "tanto pelo aumento da corrida pelo tempo das pessoas quanto pela mudança de engajamento em nossos aplicativos de vídeo, como Reels, que gera receitas mais baixas do que o feed de notícias e os Stories".

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade