Facebook se une a agência de checagem de fatos em projeto para as eleições
No Dia Internacional da Checagem (#FactCheckIt), o Facebook e a Agência Lupa anunciam uma parceria em um projeto para eleições 2018. O Projeto Lupe! será integralmente dedicado à checagem de conteúdos relacionados às eleições e se dividirá em quatro partes:
1) Verificação de declarações de candidatos à Presidência, durante o período eleitoral, com a publicação de checagens em formato de textos e vídeos (20 boletins). As declarações feitas por candidatos a governador também serão verificadas, em formato de texto. Todos os candidatos terão direito a se manifestar nas análises publicadas.
2) Um bot no Messenger confrontará palavras-chave nas perguntas feitas pelas pessoas à ferramenta com as checagens que integram o acervo da Agência Lupa. Em seguida, apresentará um resumo breve sobre a conclusão da verificação (verdadeiro, falso, exagerado etc.) e links onde o eleitor pode encontrar mais dados sobre aquele tema. A Agência Lupa selou uma parceria com o AppCívico para trazer ao Brasil um sistema tecnológico inspirado no que a plataforma de fact-checking Les Decodéurs/Le Monde usou durante as eleições presidenciais da França em 2017.
"A equipe do AppCívico acredita que as tecnologias cívicas são fundamentais para dar voz aos cidadãos. O objetivo do bot no Messenger que estamos desenvolvendo é oferecer checagens de maneira acessível e ágil", diz o diretor-executivo do App Cívico, Thiago Rondon. "O bot poderá ser usado por outros veículos de imprensa, em suas Páginas de Facebook".
3) Espaço dedicado a checagens de boatos que se repetem e historicamente afetam a reputação e as biografias de presidenciáveis. O levantamento de "mitos-zumbis" será feito junto a equipes de campanhas e aos próprios candidatos. A Agência Lupa será responsável pelo processo de verificação e distribuição do conteúdo.
4) Checagem de informações sobre as regras eleitorais brasileiras, a partir de levantamento feito pelos checadores da Lupa com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). O objetivo é esclarecer boatos como "voto em branco vai para quem tem mais votos" e "se mais de 50% dos eleitores anularem o voto, a eleição precisa ser refeita".
"Quando as pessoas estão bem informadas, elas podem tomar decisões mais acertadas. Queremos ajudar os eleitores a encontrar dados corretos sobre aqueles que poderão vir a ser os líderes do país", afirma a diretora da agência Lupa, Cristina Tardáguila.
Para o Facebook, o apoio à iniciativa da Lupa se insere nos esforços da plataforma em acabar com as notícias falsas.
"Queremos, ao mesmo tempo, reduzir a desinformação e promover conteúdo jornalístico de alta qualidade na plataforma", diz a líder de parcerias com veículos de mídia do Facebook para América Latina, Cláudia Gurfinkel. "O combate à desinformação é um desafio de toda a sociedade e, por isso, estamos trabalhando em parceria com especialistas e organizações, como a Agência Lupa."
O novo projeto será hospedado na página da Agência Lupa no Facebook.
Saiba mais sobre o robô que checa fatos neste link.
Sobre a Agência Lupa
Trata-se de uma agência de notícias que checa, de forma sistemática e contínua, o grau de veracidade das informações que circulam pelo país.Todas as frases que analisam são classificadas segundo oito etiquetas: Verdadeiro; Verdadeiro, mas (a informação está correta, mas o leitor merece mais explicações e contexto), Ainda é cedo para dizer; Exagerado; Contraditório; Insustentável; Falso e De olho. Desde 2015, a Lupa já verificou o grau de veracidade de mais de 3 mil frases - a grande maioria relacionada à política. Saiba mais aqui.