Falsários estão substituindo chips dos cartões de débito antes da entrega
Geralmente, quando solicitamos um novo cartão de débito ao banco, nos sentimos seguros para recebê-lo pelos Correios na comodidade de nossas casas, uma vez que só nós mesmos podemos fazer o desbloqueio, certo?
Pois um novo golpe criminoso está colocando essa tranquilidade em risco. Os cartões de débito são interceptados antes de serem entregues aos seus donos, tendo seus chips originais substituídos por outros e, depois disso, seguindo viagem até o titular da conta. Ao não perceber a alteração, o dono do cartão efetua o desbloqueio normalmente e, antes de notar que há algo de errado acontecendo, tem sua conta sumariamente esvaziada pelos criminosos.
Esse tipo de falsificação está se tornando um perigo frequente em outros países, de forma que até mesmo o Serviço Secreto dos EUA tem alertado instituições financeiras sobre a fraude. A ideia é prevenir que novos casos aconteçam por incentivar que as corporações escolham métodos mais seguros de envio dos cartões. Isso, logicamente, poderia encarecer o custo dos envios, mas ainda é um gasto menor do que lidar com as indenizações que poderiam ser devidas em casos de fraudes do tipo.