Falsos influenciadores de finanças roubam dinheiro no Instagram
Brasil tem mais de 91 milhões de seguidores de perfis que falam sobre o tema; perfis falsos pedem dinheiro alegando ser para investimentos
O boom de influenciadores digitais que dão dicas sobre finanças não é novidade. Eles são fontes de informação para uma parte da população que não teve acesso à educação financeira ou que busca aprimorar os investimentos. Porém, criminosos estão aproveitando o sucesso deste segmento na internet para aplicar golpes.
Segundo relatos de vítimas em reportagem do site Valor Investe, os golpistas se passam por influenciadores bastante conhecidos — às vezes mudando algum caractere em relação ao nome real — e mandam mensagens pedindo dinheiro com a promessa de que ele será aplicado em investimentos promissores.
Apesar de as vítimas denunciarem as contas dos golpistas, novas vão surgindo no embalo da ascensão dos criadores de conteúdo. Os golpistas chegam a comprar seguidores para ter um grande número e copiam as fotos e as postagens de perfis verdadeiros. Depois enviam mensagens privadas oferecendo investimentos — a maioria deles em criptoativos — com altos retornos financeiros, para enganar as vítimas.
De acordo com um estudo da Associação Brasileira das Entidades de Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados, o Brasil tinha 255 influencers no Twitter, Facebook, YouTube e Instagram no primeiro semestre de 2022.
O estudo apontou um total de 91,5 milhões de seguidores deste segmento em dezembro de 2021. Na comparação com a primeira versão da pesquisa, que traz dados de fevereiro de 2021, o avanço sobre os 74 milhões de seguidores é de 27%.
Cuidados
Além de denunciar a página com perfil falso, é importante registrar um boletim de ocorrência em delegacias de crimes cibernéticos. Os dados apresentados à polícia poderão ser contabilizados, comparados e irão auxiliar na investigação dos crimes.
Vale lembrar que o influenciador digital não entra em contato pedindo dinheiro para investimento; eles oferecem apenas orientações e dicas sobre finanças. O produtor de conteúdo pode até cobrar por cursos para ensinar sobre como lidar melhor com o dinheiro, mas não irá realizar o investimento por você.
Desconfie de qualquer perfil que entre em contato pedindo dados pessoais. Verifique as postagens, os seguidores e as interações da conta antes de prosseguir com a conversa.