Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Famosos como Doja Cat e Kutcher podem ter usado IA para se desculpar, diz estudo

Estudo implantou 4 ferramentas de detecção de IA para descobrir possíveis evidências de desculpas elaboradas às pressas

27 nov 2023 - 11h32
(atualizado às 18h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Ashton Kutcher e Mila Kunis em vídeo postado no Instagram em 9 de setembro de 2023
Ashton Kutcher e Mila Kunis em vídeo postado no Instagram em 9 de setembro de 2023
Foto: Instagram/@aplusk / Estadão

Os pedidos de desculpas dos famosos — que muitas vezes são publicados na internet após alguma ação que gerou controvérsias — geralmente são criados por equipes de relações públicas das celebridades. Entretanto, em 2023, algumas justificativas podem ter sido criadas com o uso de inteligência artificial (IA), como mostra um estudo. 

A pesquisa foi realizada pelo site de pesquisa tecnológica EarthWeb.com, que selecionou candidatos com base em contagens de visualizações, curtidas, compartilhamentos e comentários nos pedidos de desculpas publicado em 2023. 

O estudo descobriu que 34% dos pedidos de desculpas de celebridades em 2023 foram provavelmente gerados por IA. Dentre os famosos que teriam usado o recurso estão nomes como Elon MuskDoja CatMila Kunis e Ashton Kutcher.

O estudo implantou quatro ferramentas de detecção de IA para descobrir possíveis evidências de desculpas elaboradas às pressas, escritas por um chatbot de IA: ChatGPTZero, Undetectable.ai, Copyleaks e Sapling. 

A equipe envolvida na análise coletou desculpas de postagens e vídeos e transcreveu o conteúdo, que foi escaneado nos quatro sistemas e depois analisado quanto à probabilidade de geração de IA.

As porcentagens gerais foram então calculadas, encontrando médias de cada porcentagem encontrada em diferentes ferramentas de detecção de IA para aquela celebridade.

Veja algumas probabilidades apontadas pelo estudo:

Tiffany Gomas – 72% de chance de ajuda da IA

Após viralizar no TikTok por sua reação descontrolada a outro passageiro de uma companhia aérea, Tiffany Gomes obteve uma probabilidade combinada de 72% de que a IA gerou seu pedido de desculpas gravado em vídeo no Instagram. 

Descobriu-se que o texto transcrito do conteúdo tem 99% de probabilidade de IA no Sapling e 45% de probabilidade de IA no ChatGPTZero.

Joe Rogan – 52% de chance de ajuda da IA

Joe Rogan
Joe Rogan
Foto: Popline

O polêmico apresentador de podcast Joe Rogan, que foi obrigado no início deste ano a se desculpar por promover um tweet de informações falsas, obteve 52% de chance de que seu pedido de desculpas fosse criado por IA.

Quando analisado pelo Sapling – criticado por identificar erroneamente o texto de nativos que não falam inglês como texto de IA  – o pedido de desculpas de Rogan saltou para uma probabilidade de 99,9% de assistência via software.

Na média entre todos os apps, a pesquisa da EarthWeb afirma que a probabilidade de a IA ter gerado o pedido de desculpas é de 52%. 

Doja Cat – 50% de chance de ajuda da IA

A rapper Doja Cat
A rapper Doja Cat
Foto: Jacob Webster / Sony Music / The Music Journal

A rapper americana se desculpou no início deste mês depois de usar sua conta do Instagram para provocar inimigos em um vídeo em que ela mostrava a língua e dizia repetidamente ‘bleah!’

Doja, cujo nome verdadeiro é Amala Ratna Zandile Dlamini, rapidamente publicou um vídeo de desculpas em seus stories no Instagram  "Ei, pessoal, sinto muito por isso. Não tive a intenção de fazer mal algum com isso”, disse ela.

“Olhando para trás, percebo que foi um pouco cruel. Reconheço que minhas ações podem ter parecido bastante perturbadoras e seguras, estou falando sério", completou a artista. 

A pesquisa da EarthWeb afirma que a probabilidade de a IA ter gerado o pedido de desculpas é de 50%. 

Whoopi Goldberg – 25% de chance de ajuda da IA

A lendária atriz, que também é comediante, cantora, ativista e apresentadora, chegou ao “EGOT” quando venceu o Tony Award em 2002, pela peça “Positivamente Millie”.
A lendária atriz, que também é comediante, cantora, ativista e apresentadora, chegou ao “EGOT” quando venceu o Tony Award em 2002, pela peça “Positivamente Millie”.
Foto: Wikimedia Commons Daniel Langer / Flipar

A atriz e apresentadora Whoopi Goldberg pediu desculpas em março por usar a palavra "enganado" ao se referir a um possível golpe durante um episódio do programa View. 

Ela rapidamente emitiu um pedido de desculpas por vídeo: 'Sabe, quando você tem uma certa idade, você usa as palavras que conhece de quando era criança ou se lembra de ter dito, e foi isso que eu fiz hoje e não deveria. Eu deveria ter pensado um pouco mais antes de dizer isso e não o fiz. Eu deveria ter dito 'trapaceado' e usei outra palavra, e sinto muito, muito mesmo", declarou. 

A pesquisa da EarthWeb afirma que a probabilidade de a IA ter gerado o pedido de desculpas é de 25%. 

Mila Kunis e Ashton Kutcher – 24% de chance de ajuda da IA

O casal de Hollywood foi criticado em setembro após escrever cartas ao juiz no caso do estuprador condenado Danny Masterson.

Masterson foi condenado a 30 anos de prisão perpétua no início desta semana, depois que um júri o considerou culpado de estuprar duas mulheres no início dos anos 2000. 

"Estamos cientes da dor causada pelas cartas dos personagens que escrevemos em nome de Danny Masterson", começou Kutcher em um vídeo compartilhado no Instagram.

Elon Musk – 23% de chance de ajuda da IA

Um dos assuntos mais comentados pelo mundo no dia 20/04 foi a explosão de um foguete da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk.
Um dos assuntos mais comentados pelo mundo no dia 20/04 foi a explosão de um foguete da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk.
Foto: Victor Gonzalez Couso - Flickr / Flipar

O CEO do X entrou em onda de demissões quando assumiu o Twitter, o que gerou uma briga entre ele e um designer de produto que ficou se perguntando se ele ainda estava empregado.

Halli Thorleifsson acredita ser um dos 200 funcionários despedidos no final de fevereiro, tendo vendido a sua empresa em 2021 para aderir ao Twitter, motivado pelo agravamento de uma doença muscular degenerativa.

O estimado designer afirmou num tweet que, nove dias depois, o chefe de recursos humanos do Twitter ainda “não tinha conseguido confirmar se [ele] é funcionário ou não” e que Musk não tinha respondido aos seus e-mails.

“A realidade é que esse cara (que é rico de forma independente) não fez nenhum trabalho real, alegou como desculpa que tinha uma deficiência que o impedia de digitar, mas ao mesmo tempo estava twittando como uma tempestade. Não posso dizer que tenho muito respeito por isso. Mas ele foi demitido? Não, você não pode ser demitido se não estiver trabalhando", escreveu Musk.

No entanto, ele pediu desculpas via X, afirmando: 'Gostaria de pedir desculpas a Halli pelo meu mal-entendido sobre a situação dele. Foi baseado em coisas que me disseram que eram falsas ou, em alguns casos, verdadeiras, mas não significativas. Ele está pensando em permanecer no Twitter". 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade