Fantasian: jogo do criador de Final Fantasy tem lançamento confirmado para 2021 no Apple Arcade
Depois de três anos em produção, game será lançado neste ano
Três anos após ser anunciado como jogo exclusivo do Apple Arcade, serviço de jogos da gigante, Fantasian finalmente será lançado. O anúncio foi feito na terça-feira 2 pelo estúdio japonês Mistwalker, de Hironobu Sakaguchi, mesmo criador da franquia de games Final Fantasy. Nenhuma data específica, porém, foi revelada.
Fantasian é um RPG e trata da história de Léo, que acorda após uma explosão com uma única memória e que tem como objetivo do jogo coletar as outras memórias restantes em vários mundos e dimensões que compõem aquele universo. Segundo o estúdio, o jogo tem entre 40 e 60 horas de duração, tempo que é muito acima de games desenvolvidos para dispositivos móveis e similar à franquia Final Fantasy.
"Nós falamos com a Apple que queríamos dar uma experiência de console para o jogo", diz em entrevista exclusiva ao Estadão o desenvolvedor Sakaguchi, responsável por escrever o game. Para ele, a grandiosidade da história em nada perde para jogos de consoles como PlayStation e Xbox, plataformas que são sinônimo de potência há décadas.
A escala está no próprio desenvolvimento de Fantasian. O jogo traz mais de 150 dioramas feitos à mão pela equipe de Sakaguchi. Esses mapas realistas em miniatura são iluminados, fotografados e depois escaneados para um computador, onde posteriormente são adicionados os personagens digitais do game. O trabalho foi feito por veteranos da indústria japonesa que trabalharam em obras como Godzilla, Attack on Titan e Ultraman.
"Os dioramas tomam boa parte do tempo de produção, uma vez que você se compromete com o design de cada um", conta Sakaguchi, acrescentando que foi esse o motivo que levou o jogo a demorar tanto — a despeito do pedido dos fãs, cada vez mais ansiosos pelo game, cujos detalhes têm sido divulgado a conta-gotas nas redes sociais do autor.
Fantasian também traz um novo modo de batalha, chamado de "Dimengeon Battle" (junção das palavras "dimensão" e "masmorra"). Nessa mecânica, inimigos encontrados são empurrados para novas dimensões do jogo para serem encarados depois, assim o jogador pode explorar melhor os mapas.
O detalhismo de cada diorama e as mecânicas de batalha de Fantasian poderão ser experienciados em uma diversidade de aparelhos do ecossistema da Apple: desde um iPod touch, com 4 polegadas, passando por iPads, Macbooks até televisores 4K. "Foi engenhoso desenvolver o game por causa desses diferentes tamanhos de telas e de resoluções, mas nada disso deve afetar a experiência do usuário", garante Sakaguchi.
O jogo estará disponível para os usuários de iPod, iPhone, iPad, Macs e Apple TV que são assinantes do serviço de games da Apple, disponível em mais de 150 países, inclusive o Brasil.