Fazer uma infusão com folhas de oliveira parece ótimo e saudável, mas a ciência tem dúvidas sobre isso
As folhas da oliveira podem ser usadas para fazer infusões, mas também como complemento de pães ou saladas Estudos confirmam suas propriedades como antioxidantes, mas apontam que é preciso ter cuidado com a dosagem
O azeite de oliva é um ingrediente fundamental na dieta mediterrânea. A Espanha é um dos grandes produtores que, durante anos, se concentrou em ser um grande produtor mundial de azeite de consumo, deixando o topo de linha para a Itália. Além de azeite ou azeitonas, temos que falar de subprodutos, como caroço ou folhas. Com eles, podemos fazer infusões, comprar pão com folhas incrustadas, e herbalistas e marcas citam seus muitos benefícios.
Oleuropeína
Todos esses supostos benefícios das infusões de folhas de oliveira vêm da mão de um antioxidante chamado oleuropeína. É o principal componente fenólico da polpa das azeitonas verdes e é o que dá um certo gosto amargo nos azeites de oliva extravirgem. Acontece que também é um componente principal das folhas de oliveira.
Em 2011, um estudo foi conduzido e foi afirmado que esse antioxidante poderia apresentar efeitos antifibróticos e anti-inflamatórios. O interessante é que a concentração de oleuropeína depende da cor da folha: quanto mais verde, mais oleuropeína ela contém, então as folhas colhidas na primavera têm níveis mais altos em comparação com as coletadas em outras épocas do ano.
Os estudos
Essas propriedades como antioxidante nos levaram a consumir as folhas na forma de infusão, mas elas são realmente seguras e saudáveis? No The Conversation podemos ver dois estudos recentes. Um deles, de 2022, combinou dados de 12 estudos experimentais envolvendo 819 pessoas, concluindo que o extrato de folha de oliveira ...
Matérias relacionadas
Os túneis não são um problema para o Google Maps se você ativar esta opção em suas configurações