Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

FBI demonstra "preocupação extrema" com influência de TikTok sobre usuários nos EUA

Outras autoridades dos EUA também têm alertado sobre potencial influência chinesa através da rede de vídeos curtos

16 nov 2022 - 10h37
Compartilhar
Exibir comentários

O FBI, equivalente à polícia federal nos Estados Unidos, está "extremamente preocupada" com a influência que o TikTok, rede social de propriedade da chinesa ByteDance, exerce sobre usuários nos Estados Unidos, disse o diretor da agência, Christopher Wray, a parlamentares norte-americanos na terça-feira (15.nov.2022), conforme reportou a CNBC.

Foto: Núcleo Jornalismo

PREOCUPAÇÕES. Na avaliação do diretor do FBI, que disse que mais detalhes teriam de ser discutidos numa reunião protegida por sigilo, as preocupações da ordem de segurança nacional derivam de alguns fatores:

  • O governo chinês poderia usar o aplicativo para controlar a coleta de dados sobre milhões de usuários;
  • O governo chinês poderia usar o algoritmo de recomendação do TikTok para exercer operações de influência;
  • O governo chinês poderia controlar software em milhões de dispositivos, o que lhe daria oportunidade para comprometer a segurança de dispositivos pessoais.

CONTEXTO. Wray não é a primeira autoridade dos EUA a tornar pública suas preocupações com o TikTok. Desde o governo Trump, figuras do governo têm alertado sobre o potencial uso dos dados de usuários dos Estados Unidos pelo governo chinês.

No fim de set.2022, o New York Times noticiou que o governo dos EUA e o TikTok estavam rascunhando um acordo que trataria justamente destas preocupações.

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo
Núcleo Jornalismo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade