FBI demonstra "preocupação extrema" com influência de TikTok sobre usuários nos EUA
Outras autoridades dos EUA também têm alertado sobre potencial influência chinesa através da rede de vídeos curtos
O FBI, equivalente à polícia federal nos Estados Unidos, está "extremamente preocupada" com a influência que o TikTok, rede social de propriedade da chinesa ByteDance, exerce sobre usuários nos Estados Unidos, disse o diretor da agência, Christopher Wray, a parlamentares norte-americanos na terça-feira (15.nov.2022), conforme reportou a CNBC.
PREOCUPAÇÕES. Na avaliação do diretor do FBI, que disse que mais detalhes teriam de ser discutidos numa reunião protegida por sigilo, as preocupações da ordem de segurança nacional derivam de alguns fatores:
- O governo chinês poderia usar o aplicativo para controlar a coleta de dados sobre milhões de usuários;
- O governo chinês poderia usar o algoritmo de recomendação do TikTok para exercer operações de influência;
- O governo chinês poderia controlar software em milhões de dispositivos, o que lhe daria oportunidade para comprometer a segurança de dispositivos pessoais.
CONTEXTO. Wray não é a primeira autoridade dos EUA a tornar pública suas preocupações com o TikTok. Desde o governo Trump, figuras do governo têm alertado sobre o potencial uso dos dados de usuários dos Estados Unidos pelo governo chinês.
No fim de set.2022, o New York Times noticiou que o governo dos EUA e o TikTok estavam rascunhando um acordo que trataria justamente destas preocupações.