Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Feitiços do Livro dos Mortos: papiro de 16 metros é descoberto no Egito

Objeto foi encontrado na região de Saqqara e é o primeiro achado do tipo em 100 anos

23 jan 2023 - 11h30
(atualizado às 11h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Ilustração de como pode ser o papiro descoberto
Ilustração de como pode ser o papiro descoberto
Foto: Reprodução / arkeonews

Uma descoberta histórica no Egito revelou um papiro de 16 metros de comprimento pela primeira vez em um século. Fazendo escavações na região de Saqqara, arqueólogos desenterraram o objeto praticamente intacto. As informações foram compartilhadas pelo secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mostafa Waziri, em um discurso na semana passada. 

A região da descoberta é uma vasta necrópole da antiga capital egípcia Memphis, um Patrimônio Mundial da Unesco, que abriga mais de uma dúzia de pirâmides, locais de sepultamento de animais e antigos mosteiros cristãos.

De acordo com Waziri, o papiro foi traduzido e contém textos do Livro Faraônico dos Mortos, manual funerário que se acredita datar do início da era do Novo Reino do Egito (1539-525 a.C).

Apesar de um nome sinistro, o livro contém instruções para funerais e sobre a melhor forma de ajudar um egípcio falecido a viajar para o submundo e a vida após a morte. 

Livro dos mortos

O objeto, no entanto, não consiste em um livro na maneira como estamos habituados: em vez disso, diversos papiros foram feitos e colocados em caixões separados. Ao todo foram contabilizados cerca de 200 "feitiços" compondo o "Livro dos Mortos".

Os feitiços mais famosos têm relação com a Pesagem do Coração, processo em que o órgão do falecido era pesado à luz a deusa da verdade e da justiça, Maat, para averiguar se o morto teve uma vida boa e poderiam entrar na vida após a morte. Maat é irmã de Osíris, o deus do julgamento, do além e da vegetação, sendo considerado um dos mais importantes e populares da mitologia egípcia.

O papiro gigante, batizado de "Papiro de Waziri", ficará em exposição no Museu Egípcio.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade