Feito histórico: a sonda espacial Voyager 1 foi detectada por radioamadores com o antigo telescópio Dwingeloo
Antena construída em 1956 captou o sinal da sonda, que está a quatro vezes a distância de Plutão
2024 foi um ano tumultuado para a sonda espacial Voyager 1, que precisou ser reparada várias vezes pela NASA para continuar enviando dados científicos desde o espaço interestelar. Agora, é a Voyager quem nos dá um presente de ano novo.
Detectada por radioamadores
A Voyager 1 está a 25.000 milhões de quilômetros da Terra, mais de quatro vezes a distância até Plutão. Apenas alguns poucos telescópios no mundo conseguem receber os fracos sinais que chegam de tão longe. E, hoje, podemos adicionar mais um a essa lista.
Os membros da Fundação do Radiotelescópio Dwingeloo (CAMRAS) conseguiram detectar o sinal transmitido pela sonda Voyager 1 com o histórico radiotelescópio europeu Dwingeloo.
O telescópio Dwingeloo foi construído em 1956 pelo ASTRON, o Instituto Holandês de Radioastronomia, para estudar ondas de rádio provenientes de objetos astronômicos como galáxias, nebulosas e regiões de formação estelar. Ele possui um diâmetro de 25 metros e, em sua época, foi um dos telescópios mais avançados do mundo, deixando de ser utilizado quando foram construídos outros mais modernos.
Em 2009, o radiotelescópio Dwingeloo foi restaurado por voluntários e organizações interessadas em preservá-lo. Hoje, ele é um monumento nacional dos Países Baixos, sendo utilizado principalmente por radioamadores.
Uma verdadeira proeza
O Dwingeloo foi projetado para observar frequências mais baixas do que o sinal de telemetria de 8,4 GHz transmitido pela Voyager 1. Nessas frequências mais altas, a ...
Matérias relacionadas