Ficou sem o celular? Saiba como rastrear no Android e no iPhone
Alguns recursos ajudam na localização dos aparelhos; o processo é simples e só precisa estar ativado nas configurações do aparelho
Se você perdeu ou teve seu aparelho celular roubado, saiba que nem tudo está perdido. Alguns recursos podem ser acionados para localizar o aparelho para tornar esse encontro cada vez mais fácil.
O Android coleta em tempo real a localização de todos os aparelhos em que os respectivos donos estiverem logados em sua conta do Google. Em um iPhone, o iOS traz a opção nativa “Buscar meu iPhone”.
O “Linha do Tempo Google” mostra os lugares que o usuário da conta visitou e os possíveis trajetos com base no histórico de localização.
Pelo aplicativo “Encontre Meu Dispositivo”, do Google, também é possível rastrear smartphones Android. Além da localização do celular no mapa, ele soa alarme a distância, bloqueia e apaga os dados do telefone.
Localizando aparelhos com Android
Nos aparelhos com Android o “Gerenciador de Dispositivos do Google” é quem faz a busca. Neste site, é possível ver a localização do aparelho em “Encontre meu celular/dispositivo”, mas é fundamental ter pré-ativado o serviço no aparelho.
Para tanto, é preciso acessar as configurações do celular, pelo ícone da engrenagem “Configurações” na gaveta de apps do celular. A seguir, basta seguir estes passos:
- No menu “Configurações”, encontrar a opção Google;
- Selecionar a opção “Encontre meu dispositivo”;
- Confirmar se a chave está ativada; se ainda não estiver, marque a opção para ativar.
Com essa configuração, se o celular for perdido ou roubado, é possível efetuar o rastreamento de três formas:
- Abrindo o app “Encontre meu dispositivo”;
- Acessando a URL android.com/find em um navegador;
- Pesquisando no Google “Encontre meu dispositivo”.
Ainda existem outras três opções quando dentro do Gerenciador de Dispositivos para auxiliar com a localização e a proteção das informações:
- Reproduzir som - um alarme tocará por cinco minutos, mesmo se estiver em modo silencioso;
- Proteger o dispositivo - permite bloquear o celular e sair da conta do Google, mantendo a chance de localizar o celular;
- Limpar dispositivo - a opção apaga todo o conteúdo do celular e somente deve ser escolhida quando não tiver mais chances de localizar.
No entanto, para rastrear o celular, na maioria das vezes, é necessário que ele esteja conectado à internet para receber comandos.
Localizando celulares iPhone
Os iPhones da Apple podem ser rastreados pela opção “Buscar meu iPhone”, que tem um desempenho semelhante à ferramenta do Google. O app permite localizar os dispositivos ainda que estejam desligados ou sem conexão com a internet.
Os sites e aplicativos usam os dados do GPS, por isso não é possível rastrear um telefone desligado. Mas nos celulares da Apple, é possível o rastreio do aparelho nas primeiras 24 horas após o desligamento.
Confira os passos:
- Acessar a página de rastreamento do iCloud (icloud.com/find/);
- Efetuar login com o email e senha do ID Apple;
- Aguardar a localização do dispositivo.
Para abrir o “Buscar meu iPhone”, basta entrar em icloud.com/#find e fazer o login com os dados do ID Apple.
A localização do telefone deve aparecer automaticamente. Como nas alternativas para o Android, aparecem três opções:
- Tocar som - o celular vai tocar para facilitar a localização;
- Modo perdido - sinaliza que o celular foi roubado e o acesso ao iPhone é bloqueado. A localização é mostrada automaticamente, incluindo um histórico de onde o celular esteve. Tem a opção de exibir uma mensagem na tela de bloqueio;
- Apagar iPhone - a opção apagará todo o seu conteúdo e deixará o celular bloqueado.
Para os aparelhos Android e iPhone, se o rastreamento não foi ativado, existe a possibilidade de localizar pelo número de telefone, porém a ferramenta não está disponível para qualquer pessoa, sendo requerida uma ordem judicial para rastrear o aparelho por meio da informação.
Caso não recupere o aparelho, é fundametal:
- Mudar a senha da Apple ID ou da conta Google;
- Alterar as senhas de redes sociais, e-mails, cartões;
- Fazer um boletim de ocorrência e registrar a perda ou roubo na polícia (isso é importante mesmo antes de tentar recuperar o aparelho para se garantir contra eventuais transtornos).
Lembre-se: é importante bloquear o IMEI do aparelho na operadora, pois dessa forma o celular não vai conseguir se conectar a nenhuma operadora e o roubo será praticamente inútil.