PUBLICIDADE

Finlândia será 1º país a aplicar vacina da gripe aviária em humanos

Finlândia é o primeiro país a anunciar o plano de imunização contra gripe aviária no mundo; vacinas serão oferecidas para pessoas que trabalham com animais

27 jun 2024 - 17h00
(atualizado às 21h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Na semana que vem, a Finlândia começará a vacinar grupos de risco contra o vírus influenza subtipo A (H5N1). Com a medida anunciada na terça-feira (25), o país será o primeiro do mundo a indicar a vacina da gripe aviária para humanos.

Foto: Peoplecreations/Freepik / Canaltech

A infecção pelo vírus da gripe aviária é rara em humanos, mas potencialmente mortal. Longe da Finlândia e da Europa, os Estados Unidos enfrentam uma pequena onda de casos em pessoas que trabalham com o gado leiteiro. Neste ano, já foram três infectados.

Embora a Finlândia não tenha confirmado nenhum caso da gripe aviária em humanos nos últimos meses, a vacinação é uma estratégia preventiva. A ideia é proteger os trabalhadores que atuam na criação de animais, evitando que situação semelhante aos EUA ocorra por lá.

Vacina da gripe aviária em humanos

Neste primeiro momento de vacinação contra a gripe aviária, as autoridades de saúde finlandesas têm um estoque limitado de vacinas produzidas pela empresa de biotecnologia CSL Seqirus para imunizar cerca de 10 mil pessoas, com as duas doses.

As vacinas da gripe aviária foram obtidas de forma conjunta com outros países europeus, através de um acordo da União Europeia. No total, esses países receberão até 40 milhões de doses ao longo dos próximos meses.

Quem vai receber a vacina na Finlândia?

Em nota, o Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar (THL) afirma que "a vacina será oferecida a pessoas com 18 anos ou mais que correm maior risco de contrair gripe aviária devido ao trabalho ou outras circunstâncias".

Finlândia é o primeiro país do mundo a vacinar contra gripe aviária, após casos da doença em visons (Imagem: Jo-Anne McArthur/Unsplash)
Finlândia é o primeiro país do mundo a vacinar contra gripe aviária, após casos da doença em visons (Imagem: Jo-Anne McArthur/Unsplash)
Foto: Canaltech

Dessa forma, pessoas que trabalham com a criação de visons para a extração de pele, além de aves e gado, poderão ser vacinadas. A medida deve englobar veterinários e outros profissionais. Contatos próximos de pessoas infectadas também poderão ser imunizadas.

Cabe destacar que, no ano passado, 485 mil animais foram abatidos na Finlândia devido à gripe aviária, especialmente visons e raposas.

E o Brasil?

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), não há nenhum caso confirmado de gripe aviária em humanos. Por aqui, foram registrados apenas 166 focos da infecção em aves selvagens ou de subsistência (como galinhas e gansos)

No momento, não há planos de compra de lotes de vacinas contra a gripe aviária para a aplicação em grupos de risco. Por outro lado, o Instituto Butantan desenvolve uma vacina própria contra a gripe aviária H5N1, que poderá ser produzida em larga escala em caso de necessidade.

Fonte: Reuters e MAPA  

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade