Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Firmware da Gigabyte corrige erros que corrompiam memórias DDR5

Atualização de firmware para placas-mãe da Gigabyte corrige erros em memórias DDR5, de perfis de OC que sumiam a reconhecimento de capacidades absurdas (384 GB)

5 set 2023 - 22h17
(atualizado em 6/9/2023 às 11h35)
Compartilhar
Exibir comentários

A Gigabyte atualizou o firmware de algumas de suas placas-mãe, resolvendo uma série de problemas que corrompiam módulos de memória DDR5. Entre os principais problemas abordados estavam perfis de overclock XMP e EXPO que sumiam da BIOS e até a identificação de capacidade de 384 GB por módulo de memória.

Foto: Gigabyte / Canaltech

Os problemas foram relatados por usuários da rede social chinesa Baidu e afetavam placas-mãe com chipsets Z600 e Z700. Após apresentar erros, inclusive com tempos e latências inconsistentes com os padrões da fabricante, as placas Gigabyte paravam de reconhecer os módulos de memória e deixavam de dar boot.

Erro identificava pentes de 384 GB de memória na BIOS em placas Gigabyte Z600 e Z700. (Imagem: Baidu Tieba/Reprodução)
Erro identificava pentes de 384 GB de memória na BIOS em placas Gigabyte Z600 e Z700. (Imagem: Baidu Tieba/Reprodução)
Foto: Canaltech

Falha na leitura de informações

Como a maioria das falhas parecia estar ligada ao sistema de overclock, alguns usuários assumiram que era um problema de voltagem que estava queimando os módulos. Por sorte, a questão não envolvia reguladores de tensão, mas apenas a funcionalidade "SPD Write Protection".

A ferramenta limita que alguns programas acessem informações de velocidade e latência das memórias. Segundo a Gigabyte, algumas fabricantes de memória não estavam implementando devidamente essa proteção.

Falha também identificava tempos de memória inconsistentes, mesmo para overclocks extremos. (Imagem: Baidu Tieba/Reprodução)
Falha também identificava tempos de memória inconsistentes, mesmo para overclocks extremos. (Imagem: Baidu Tieba/Reprodução)
Foto: Canaltech

Sem ela, alguns aplicativos de overclock, como o próprio Gigabyte Control Center (GCC), poderiam identificar informações incorretas sobre as memórias, como latências incompatíveis em perfis de OC de 6000 MT/s. Isso ativava medidas de segurança que geravam o efeito cascata até impedir a inicialização do sistema.

Com as novas firmwares F6 e FN, respectivamente para as placas Z790 Aorus Tachyon e Z690 Aorus Elite AX, é possível forçar a ativação do SPD Write Protect, contornando o problema. A Gigabyte também liberou uma nova versão do GCC e recomendou sua instalação. Com isso, é possível garantir maior compatibilidade com os novos drivers das placas-mãe e evitar que esses problemas tornem a ocorrer.

Fonte: Tom's Hardware

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade