Fofo? Novo besouro descoberto na Austrália pode ser o mais peludo do mundo; veja fotos
Hipótese é que a aparência sirva como forma de camuflagem, fazendo o inseto parecer infectado por fungos
O entomologista australianno James Tweed encontrou uma nova espécie de besouro repleto de pelos, possivelmente o mais "felpudo" entre as espécies conhecidas. Um estudo que narra a descoberta foi publicado no Australian Journal of Taxonomy na última terça-feira (19).
O achado ocorreu em dezembro de 2021, quando enquanto Tweed acampava em Queensland, no extremo norte da Austrália.
Ao portal New Scientist, o cientista contou que achou que tinha visto excrementos em um arbusto comum, mas um olhar mais detalhado revelou o besouro vermelho e preto de 10 milímetros, coberto por uma camada espessa de pelos, principalmente na parte superior do corpo.
Análises mostraram que inseto pertence a uma nova gênero e espécie, batizada de Excastra albopilosa, que, em tradução livre, significa "do acampamento, branco e peludo".
Embora muitos besouros apresentem pelos, a extensão e padrão da pelagem do Excastra albopilosa despontam. A hipótese é que a aparência peluda do besouro sirva como uma forma de camuflagem, fazendo-o parecer infectado por fungos e, assim, menos atrativo para predadores.
O exemplar coletado pelo pesquisador foi integrado à Coleção Nacional de Insetos da Austrália, sendo o único conhecido até o momento. Pesquisas adicionais serão necessárias para determinar a raridade da espécie e seu habitat exato.