Foguete tripulado da SpaceX é lançado com sucesso em missão espacial da Nasa; veja vídeo
Com quatro astronautas a bordo, Nasa e SpaceX lançaram o foguete Falcon 9 à Estação Espacial Internacional (ISS)
A SpaceX lançou seu foguete Falcon 9 — com quatro astronautas a bordo — rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) na madrugada desta segunda-feira (4).
Os três astronautas norte-americanos e um cosmonauta russo fazem parte da missão Crew-8 da Nasa, que dará início a um projeto científico de seis meses na órbita da Terra.
O foguete Falcon 9 de dois estágios foi lançado do Centro Espacial Kennedy da Nasa em Cabo Canaveral, na costa da Flórida, nos Estados Unidos.
A missão Crew-8 marca o 13º voo tripulado da SpaceX no geral e o oitavo operacional da Nasa como parte do Programa de Tripulação Comercial da agência. A empresa já enviou um total de 50 pessoas para a órbita.
Como foi a decolagem
Os dois estágios do foguete se separaram 2,5 minutos após o lançamento. Cerca de cinco minutos depois disso, o primeiro estágio retornou à Terra em Cabo Canaveral, realizando o 204º pouso de reforço consecutivo da empresa.
Então, 12 minutos e 15 segundos após a decolagem, o estágio superior do Falcon 9 colocou a cápsula Crew Dragon da missão, chamada Endeavour, na órbita baixa da Terra.
Os quatro tripulantes devem chegar à estação espacial na manhã desta terça-feira (5), após um voo de 16 horas, atracando no laboratório orbital a cerca de 420 km acima da Terra.
Tripulação
Os astronautas da missão Crew-8 são Matthew Dominick (comandante), Michael Barratt (piloto) e Jeanette Epps (especialista em missões), da Nasa, além do especialista em missões Alexander Grebenkin da agência espacial russa Roscosmos.
Todos os tripulantes são estreantes no espaço, exceto Barratt, que está em seu terceiro voo espacial.
"Ei, Terra! Só para você saber, é como uma espécie de montanha-russa com um bando de adolescentes muito entusiasmados", disse Barratt ao controle da missão logo após o Endeavour ser implantado na órbita da Terra.
"Muito obrigado aos nossos amigos e colegas da SpaceX pela incrível viagem. É ótimo estar de volta ao espaço!", completou o astronauta.
“Realmente honrado em pilotar esta nave espacial de nova geração com esta tripulação de nova geração”, disse o veterano da Nasa Michael Barratt, de 64 anos.
Missão
A tripulação do Falcon 9 deve permanecer a bordo da estação espacial até o final de agosto, realizando cerca de 250 experimentos no ambiente de microgravidade da plataforma orbital.
A ISS tem sido continuamente operada por um consórcio liderado pelos EUA e pela Rússia que inclui Canadá, Japão e 11 países europeus.
A Nasa afirmou que pretende manter a estação espacial em operação por pelo menos mais seis anos.
Veja o momento do lançamento:
LIVE NOW: Weather is 75% go for launch at @NASAKennedy, and our next mission to the @Space_Station is set to depart soon. #Crew8 is targeted to lift off at 10:53pm ET (0353 UTC). https://t.co/onatPzxNG2
— NASA (@NASA) March 3, 2024